Autor que defende o egocentrismo como estando a meio caminho...
Autor que defende o egocentrismo como estando a meio caminho entre o autismo extremo e a lógica da razão, tanto cronológica, como estrutural e funcionalmente. A concepção genética do pensamento baseia-se na premissa extraída de psicanálise, segundo a qual o pensamento das crianças é original e naturalmente autístico e só se transforma em pensamento realista por efeito de uma longa e persistente pressão social.
Quem é o autor a que se refere esse postulado?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Piaget
Explicação:
A questão aborda o conceito de egocentrismo no desenvolvimento infantil, um tema central na Psicologia do Desenvolvimento. Para resolver a questão, é necessário conhecimento sobre as teorias de desenvolvimento cognitivo, especialmente as propostas por Jean Piaget. Piaget é conhecido por suas contribuições sobre como o pensamento das crianças evolui ao longo do tempo.
Piaget postulou que as crianças passam por estágios distintos de desenvolvimento cognitivo. Entre esses estágios, o egocentrismo é um conceito crucial. Piaget argumenta que, especialmente durante o estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos), as crianças tendem a ver o mundo principalmente do seu próprio ponto de vista. Elas têm dificuldades para entender perspectivas diferentes da sua.
Segundo Piaget, esse egocentrismo está a meio caminho entre um autismo extremo (um estado caracterizado pela completa falta de comunicação e interação com o mundo exterior) e a lógica da razão (um pensamento mais estruturado e lógico, típico de estágios posteriores). Para Piaget, o pensamento infantil é inicialmente autístico, ou seja, voltado para si próprio, e gradualmente se torna mais realista e lógico através da interação social e da experiência.
Justificativa das alternativas incorretas:
B - Vygotsky: Embora Vygotsky também tenha uma teoria importante sobre o desenvolvimento cognitivo infantil, seu enfoque está mais voltado para o papel da cultura e da interação social no desenvolvimento do pensamento e da linguagem. Vygotsky não coloca o mesmo ênfase no conceito de egocentrismo como Piaget.
C - Stern: William Stern foi um psicólogo que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da psicologia diferencial e da medição da inteligência. No entanto, ele não é conhecido por teorias específicas sobre egocentrismo ou a evolução do pensamento das crianças.
D - Koehler: Wolfgang Köhler foi um dos principais teóricos da psicologia da Gestalt, focado no estudo da percepção e na resolução de problemas, principalmente com animais. Seu trabalho não aborda diretamente o desenvolvimento do pensamento infantil e o egocentrismo como discutido por Piaget.
Portanto, a alternativa correta é A - Piaget, pois sua teoria do desenvolvimento cognitivo é a que melhor explica o conceito de egocentrismo no contexto do desenvolvimento infantil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A idéia de polaridade do pensamento orientado e não orientado tomada de empréstimo à psicanálise. Diz Piaget:
"O pensamento orientado é consciente, isto é, prossegue objetivos presentes no espírito de quem pensa, É inteligente, isto é, encontra-se adaptado a realidade e esforça-se por influenciá-la. É suscetível de verdade e erro ... e pode ser comunicado através da linguagem. O pensamento autístico é subconsciente, isto é, os objetivos que prossegue e os problemas que põe a si próprio não se encontram presentes na consciência. Não se encontra adaptado à realidade externa, antes cria para si próprio uma realidade de imaginação ou sonhos. Tende, não a estabelecer verdades, mas a recompensar desejos e permanece estritamente individual e incomunicável enquanto tal, por meio da linguagem, visto que opera primordialmente por meio de imagens e, para ser comunicado, tem que recorrer a métodos indiretos, evocando, por meio de símbolos e mitos, os sentimentos que o guiam" (PIAGET,1923, pp. 59-60).
O pensamento orientado é social. À medida que se desenvolve vai sendo progressivamente influenciado pelas leis da experiência e da lógica propriamente dita. O pensamento autístico, pelo contrário, é individualista e obedece a um conjunto de leis especiais que lhe são próprias.
Piaget, J. La langage at la pensée chez l'enfant. Neuchâtel-Paris, Delachaux & Niestlé, 1923.
Gabarito: Letra A
https://www.marxists.org/portugues/vygotsky/ano/pensamento/cap02.htm
Gab A
O pensamento autístico é subconsciente, isto é, os objetivos que prossegue e os problemas que põe a si próprio não se encontram presentes na consciência. Não se encontra adaptado à realidade externa, antes cria para si próprio uma realidade de imaginação ou sonhos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo