A cardite, artrite, coreia de Sydenham, eritema marginado, n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2780660 Medicina

A cardite, artrite, coreia de Sydenham, eritema marginado, nódulos subcutâneos são critérios maiores utilizados para o diagnóstico de:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: D - Doença reumática.

Os critérios mencionados na questão - cardite, artrite, coreia de Sydenham, eritema marginado e nódulos subcutâneos - são conhecidos como critérios de Jones. Estes são utilizados para o diagnóstico da doença reumática, também conhecida como febre reumática.

A doença reumática é uma complicação inflamatória que pode ocorrer após infecções estreptocócicas da garganta, e é mais comum em crianças e adolescentes. Os critérios de Jones são divididos em maiores (como os citados na questão) e menores, e ajudam a estabelecer o diagnóstico clínico.

Agora, vamos analisar porque as demais alternativas estão incorretas:

A - Artrite reumatoide: Esta é uma doença autoimune que afeta as articulações, mas seus principais critérios de diagnóstico não incluem os listados na questão. Geralmente, o diagnóstico considera a presença de anticorpos específicos, como o fator reumatoide e o anti-CCP, além de sinais clínicos específicos das articulações.

B - Miastenia gravis: Esta condição é uma doença neuromuscular caracterizada pela fraqueza muscular, e não utiliza os critérios mencionados para diagnóstico. O diagnóstico da miastenia gravis está mais relacionado à presença de anticorpos contra receptores de acetilcolina e à resposta a medicamentos anticolinesterásicos.

C - Poliartrite nodosa: Uma doença vasculítica rara que não utiliza os critérios citados para diagnóstico. O diagnóstico geralmente se baseia na presença de inflamação dos vasos sanguíneos e pode ser confirmado por biópsia.

E - Lúpus eritematoso sistêmico: Esta doença autoimune tem um conjunto diferente de critérios diagnósticos, que incluem a presença de autoanticorpos, manifestações cutâneas específicas como o rash em "asa de borboleta", e envolvimento de múltiplos sistemas orgânicos.

Em suma, os critérios listados são específicos para a doença reumática, justificando porque a alternativa D é a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa correta:

D. Doença reumática

justificativa

A Doença Reumática, também conhecida como Febre Reumática, é uma doença inflamatória que pode ocorrer como uma complicação de uma infecção estreptocócica inadequadamente tratada. Os critérios maiores para o diagnóstico incluem cardite, artrite, coreia de Sydenham, eritema marginado e nódulos subcutâneos. Esses critérios são conhecidos como os critérios de Jones, que ajudam no diagnóstico da febre reumática.

análise das demais alternativas

[A]: [Artrite reumatoide] - Incorreta. A artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa inflamação crônica das articulações, mas não envolve os critérios maiores listados.

[B]: [Miastenia gravis] - Incorreta. A miastenia gravis é uma doença neuromuscular caracterizada por fraqueza e fadiga dos músculos voluntários, não relacionada aos critérios mencionados.

[C]: [Poliartrite nodosa] - Incorreta. A poliarterite nodosa é uma vasculite que afeta principalmente artérias de médio e pequeno calibre, mas não inclui os critérios mencionados para o diagnóstico.

[E]: [Lúpus eritematoso sistêmico] - Incorreta. O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar várias partes do corpo, mas não inclui os critérios maiores da doença reumática.

resumo

A Doença Reumática, ou Febre Reumática, é diagnosticada com base nos critérios de Jones, que incluem cardite, artrite, coreia de Sydenham, eritema marginado e nódulos subcutâneos. Essas manifestações clínicas ajudam a identificar a doença, especialmente em pacientes que tiveram uma infecção estreptocócica prévia.

pontos chave

  • A Doença Reumática é uma complicação de infecção estreptocócica inadequadamente tratada.
  • Critérios de Jones incluem cardite, artrite, coreia de Sydenham, eritema marginado e nódulos subcutâneos.
  • Artrite reumatoide, miastenia gravis, poliarterite nodosa e lúpus eritematoso sistêmico não correspondem aos critérios mencionados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo