Marque a alternativa com análise incorreta.
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 4.
UMA CAIXINHA DE SURPRESAS
(1º§) A vida é uma caixinha de surpresas, que nos vive pregando peças, às vezes boas e às vezes nem tão boas, às vezes ruins. Incrível também! Mas o importante é o que aproveitamos dela. É importantíssimo saber viver, porque a vida é uma dádiva! A vida sempre vale a pena, mesmo nos momentos em que desacreditamos disso.
(2º§) Vale a pena olhar o céu, as águas e respirar fundo por um segundo.
Vale a pena tudo o que conseguimos aprender, nada é por acaso, e nada é perdido, porque sempre aproveitamos algo.
(3º§) Mas o melhor da vida é a conquista dos amigos, as boas risadas, isso sem falar em gargalhadas não é?! Por isso que quero te dizer, sorria sempre, e sempre. Pois o sorriso é o melhor cartão de visita, de apresentação e de despedida.
(4º§) O sorriso é a melhor arma contra aqueles que não te querem bem, e o melhor remédio para aqueles que te amam! Espero que a sua vida seja repleta de sorrisos vindos do coração!
(Por Tiara Sales) − (Caixinha de Surpresas - Pensador) − (Adaptado)
Marque a alternativa com análise incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos entender alguns conceitos e identificar qual alternativa apresenta uma análise incorreta.
Alternativa E é a resposta correta porque a análise apresentada está errada. A frase "A vida sempre vale a pena, mesmo nos momentos em que desacreditamos disso" não exemplifica o uso do vício de linguagem denominado "barbarismo".
Barbarismo é um vício de linguagem caracterizado por erros de pronúncia, ortografia ou morfologia. A frase fornecida está correta em termos de gramática e ortografia. Portanto, dizer que ela exemplifica um barbarismo é incorreto. Para mais informações sobre vícios de linguagem, consulte textos de linguística ou gramáticas normativas.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: "As palavras: 'porque' e 'algo' no trecho: 'porque sempre aproveitamos algo' estão com a grafia correta."
A grafia dessas palavras está correta. "Porque" é uma conjunção explicativa, e "algo" é um pronome indefinido. Ambas estão usadas corretamente de acordo com a norma padrão.
Alternativa B: "O antônimo de 'melhor' é 'pior'; entre os sinônimos de 'incrível' temos: 'fabuloso' e 'maravilhoso'."
Esta análise é correta. "Pior" é de fato o antônimo de "melhor", e "fabuloso" e "maravilhoso" são sinônimos de "incrível".
Alternativa C: "As palavras: 'importantíssimo' e 'dádiva' são proparoxítonas."
Proparoxítonas são palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. "Importantíssimo" e "dádiva" são, de fato, proparoxítonas, portanto, a análise é correta.
Alternativa D: "O uso de 'boas' sugere algo que dá satisfação."
Esta análise é correta, pois a palavra "boas" tem conotação positiva e está sendo usada no contexto para expressar satisfação ou prazer.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
não entendi
Gabarito é a letra E. Está errado na plataforma. Notifiquem.
"A vida sempre vale a pena, mesmo nos momentos em que desacreditamos disso" não tem "barbarismo". Isso seria é um desvio em relação à norma padrão da língua(erros gramaticais ou de pronúncia). A frase fornecida está correta gramaticalmente.
gabarito errado, o gabarito correto é a letra E
Ué ...
O barbarismo é considerado um vício de linguagem que consiste no emprego incorreto de uma palavra ou expressão. Geralmente acontece sem que seja percebido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo