De acordo com as regras ortográficas em vigor, a única dupla...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB C - Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.
Para você, meu nobre amigo, que tem dificuldade em resolver questões desse naipe, recomendo-te o estudo dos seguintes assuntos: Uso do hífen em palavras compostas e Regra de Pluralização de Substantivos Compostos.
Logo abaixo tem uma aula da prof. Isabela Veiga que explica tudo direitinho. Não tenha preguiça em colocar o que você aprendeu no caderno.
https://www.youtube.com/watch?v=oLldTmsWEA8
Pessoal,
Cor-de-rosa é exceção à regra de não utilização de hífen nas palavras compostas com elemento de ligação, pois é usado no sentido figurado. Logo, cor de abóbora tb não seguiria tal regra?
a) cor-de-abóbora => cor de abóbora.
b) bola-de-gude => bola de gude.
c) CORRETA.
d) bolha-de-sabão => bolha de sabão.
e) água-de-cheiro => água de cheiro.
maria-vai-com-as-outras => maria vai com as outras
Lili, nas locuções não se costuma empregar o hífen, salvo naquelas já consagradas pelo uso, que é o caso de "cor-de-rosa".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo