Para monitoramento da qualidade de ar no interior de ambient...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978699 Meio Ambiente
Para monitoramento da qualidade de ar no interior de ambientes climatizados de ocupação comum, são recomendadas algumas análises. Corresponde à metodologia utilizada para análise de bioaerossóis:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - avaliação de fungos viáveis contados através de impactação com acelerador linear.

Vamos entender o porquê a alternativa A está correta e como isso se relaciona com o monitoramento da qualidade do ar em ambientes climatizados.

O monitoramento da qualidade do ar em ambientes climatizados é crucial para garantir a saúde e bem-estar dos ocupantes. Este processo envolve a análise de bioaerossóis, que são pequenas partículas biológicas suspensas no ar, como fungos e bactérias.

Impactação com acelerador linear: Este método é utilizado para avaliar a presença de fungos viáveis no ar. Funciona da seguinte maneira: o ar é forçado a passar por um dispositivo onde as partículas, incluindo os fungos, se chocam contra uma superfície ou meio de cultura. Este processo permite a contagem e identificação dos fungos viáveis, ou seja, aqueles capazes de crescer e se multiplicar.

Agora, vamos analisar as outras alternativas para entender porque não estão corretas.

B - pesquisa periódica de bactérias patogênicas, como Legionella, por cultura da água do reservatório: Esta metodologia é mais específica para a detecção de bactérias na água, e não para a análise de bioaerossóis no ar.

C - análise de todos os microrganismos viáveis presentes no ar, através da cultura dos filtros dos sistemas: Essa alternativa menciona a análise de microrganismos através da cultura dos filtros, o que não é uma técnica específica para avaliar bioaerossóis diretamente no ar do ambiente.

D - exposição semanal de placa de meio de cultura no ambiente avaliado: Expor placas de meio de cultura ao ar do ambiente é uma técnica que pode ser usada, mas não é tão precisa ou recomendada quanto a impactação com acelerador linear para avaliação de bioaerossóis.

E - estimativa da concentração de dióxido de carbono no ar: A concentração de dióxido de carbono é um indicador da ventilação e qualidade do ar, mas não trata especificamente da análise de bioaerossóis.

Assim, a alternativa A é a mais correta e apropriada para a metodologia utilizada na análise de bioaerossóis em ambientes climatizados.

Espero ter ajudado a esclarecer esse tema. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

RESOLUÇÃO - RE N º 176, DE 24 DE OUTUBRO DE 2000

 

Norma Técnica 001

Qualidade do Ar Ambiental Interior. Método de Amostragem e Análise de Bioaerosol em Ambientes Interiores.

Método Analítico

OBJETIVO: Pesquisa, monitoramento e controle ambiental da possível colonização, multiplicação e disseminação de fungos em ar ambiental interior.

DEFINIÇÕES:

Bioaerosol: Suspensão de microorganismos (organismos viáveis) dispersos no ar.

Marcador epidemiológico: Elemento aplicável à pesquisa, que determina a qualidade do ar ambiental.

Aplicabilidade: Ambientes de interior climatizados, de uso coletivo, destinados a ocupações comuns (não especiais).

Marcador Epidemiológico: Fungos viáveis.

MÉTODO DE AMOSTRAGEM: Amostrador de ar por impactação com acelerador linear.

PERIODICIDADE: Semestral.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo