Homem de 32 anos, sabidamente portador do HIV, em uso profil...
Em relação a esse quadro, a conduta imediata consiste em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é necessário ter um bom entendimento sobre doenças oportunistas associadas ao HIV, especialmente em pacientes sem acompanhamento regular. O tema central aqui é a identificação rápida e o manejo de condições neurológicas em pacientes imunocomprometidos.
A alternativa correta é a Alternativa D: "iniciar tratamento para neurotoxoplasmose imediatamente, enquanto aguarda os exames de imagem."
Justificativa para a Alternativa D:
Em pacientes com HIV, a neurotoxoplasmose é uma das infecções oportunistas mais comuns. Dada a apresentação clínica de déficit neurológico focal e o histórico de não acompanhamento, é prudente iniciar o tratamento empírico para neurotoxoplasmose, uma vez que a doença pode evoluir rapidamente e há tratamento efetivo disponível.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: "tratar de acidente vascular cerebral isquêmico, e está indicado tratamento trombolítico, caso os sintomas tenham menos de 4 horas."
O quadro descrito pode imitar um acidente vascular cerebral (AVC), mas em um paciente com HIV, especialmente sem controle ambulatorial, as infecções oportunistas são mais prováveis. Além disso, o tratamento trombolítico sem confirmar o diagnóstico por imagem poderia ser arriscado, pois outras condições podem mimetizar um AVC.
Alternativa B: "o diagnóstico mais provável é lesão compressiva por linfoma e a conduta deve ser expectante até realização de imagens."
Embora linfoma seja possível em pacientes com HIV, a abordagem expectante não é adequada devido à gravidade dos sintomas. Esperar por imagens sem iniciar tratamento pode levar a piora do quadro.
Alternativa C: "pela possibilidade de leucoencefalopatia multifocal progressiva, não há tratamento efetivo no momento e deve-se aguardar a tomografia."
A leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP) é uma consideração em pacientes com HIV, mas geralmente não se apresenta com resposta rápida a tratamentos específicos e aguardar sem intervenção imediata pode não ser a melhor conduta, especialmente se a toxoplasmose for a verdadeira causa.
Em resumo, a neurotoxoplasmose é uma condição tratável e a conduta de iniciar o tratamento enquanto se aguardam exames de imagem é a mais indicada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo