Desemprego devido ao desajuste entre a qualificação ou a lo...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra B
Tipos de desemprego
· Desemprego friccional ou natural: está relacionado ao produto de pleno emprego.
· Desemprego conjuntural, de curto prazo ou involuntário: está associada às reduções da demanda agregada (aumenta o gap do produto, logo aumenta o desemprego).
· Desemprego estrutural, de longo prazo ou tecnológico: desaparecimento da vaga (Mecanização ex: datilografia).
bons estudos
Dá para responder que é a B, mas é uma questão passível de recurso.
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
Por fim, como o desemprego estrutural é definido como a diferente persistente entre a oferta e demanda de trabalho, algumas causas outras causas podem ser estabelecidas, como as mudanças que ocorrem na economia. Por diversas razões, das quais se destaca a chamada destruição criativa, o perfil da demanda se altera o tempo todo: numa hora as livrarias são um dos negócios mais rentáveis, na outra os livros digitais e outras mídias eletrônicas arrastam a maioria delas à falência.
A demanda por mão-de-obra para impressão e encadernação despenca, enquanto a demanda pelo trabalho de designers digitais aumenta.
===
✔️ TOME NOTA
- ☑ desemprego friccional + desemprego estrutural = desemprego natural
- ☑ desemprego natural + desemprego cíclico (conjuntural) = desemprego real
☝️ TIPOS DE DESEMPREGO
Desemprego Friccional
- É justamente o desemprego existente em decorrência de haver um tempo necessário para que os trabalhadores procurem e encontrem uma recolocação.
Desemprego Estrutural
- Ocorre quando há um descompasso que torna a quantidade de empregos disponíveis inferior à quantidade de trabalhadores que desejam trabalhar.
Desemprego Conjuntural ou Cíclico
- Trata-se do desvio do desemprego real em torno do desemprego natural, ou seja, é a diferença entre a taxa de desemprego natural e a taxa de desemprego real.
- O desemprego conjuntural decorre de flutuações na economia, como desaceleração do crescimento ou crises econômicas.
(2002/CEBRASPE-CESPE/TCDF/Auditor do Tribunal de Contas) A redução da demanda de mão-de-obra não-qualificada, em decorrência da crescente informatização das empresas, aliada à expansão do setor de alta tecnologia, empregador de trabalhadores qualificados, pode acentuar as desigualdades salariais, contribuindo, assim, para agravar as disparidades de renda nas modernas economias de mercado. (CERTO)
- Isso está correto, sendo que as transformações pelas quais passa a economia são razão do desemprego estrutural, e afeta especialmente a mão-de-obra menos qualificada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo