A resistência dos escravizados na América Portuguesa deu ori...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040143 História
A resistência dos escravizados na América Portuguesa deu origem aos mocambos e aos quilombos. O primeiro termo significa esconderijo. Já o segundo era utilizado em algumas regiões do continente africano para designar um acampamento militarizado e fortificado. No entanto, a formação de quilombos não foi a única forma de resistência dos escravizados. Assinale a alternativa que identifica corretamente outras formas de resistência:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Embora culturas africanas estejam intrinsecamente ligadas à formação da cultura brasileira, o conhecimento acerca de sua contribuição e de suas características são pouco conhecidas e estudadas no Brasil. O conhecimento do que é originário da África via de regra é perpassado pelo conceito de “ escravidão", o que as desqualifica e minimiza.

 

Sobre africanos escravizados na América Portuguesa  uma das opções aponta uma ideia correta.

 

A)     INCORRETA- A capoeira nasce como uma “dança" que possibilita o africano escravizado se defender em caso de ataque físico, já que ele não tem acesso à armas. O apadrinhamento de escravizados por brancos era uma forma de “apagar" sua origem , sua cultura mas, se fosse entre africanos era uma forma de associação e inserção , já que vinham de etnias e línguas diferentes.

 

B)     CORRETA- O suicídio era comumente entendido por africanos escravizados como uma forma- radical – de prejudicar seus captores e dominadores brancos. Da mesma forma, escravizados que trabalham diretamente em plantações ou exploração de minas buscavam sabotar a produção de forma a prejudicar os senhores brancos.

 

C)     INCORRETA- O candomblé é uma religião africana que sofreu adaptações no Brasil. Daí ser considerada afro-brasileira. Ela veio com africanos escravizados e é parte da formação cultural dos brasileiros. A miscigenação por sua vez, aconteceu muitas vezes por conta das escravas africanas terem sido usadas sexualmente pelos patrões . Ela não aconteceu como forma de resistência mas, como uma expressão da dominação.

 

D)     CORRETA- O sincretismo religioso – entre catolicismo e religiões africanas – e a formação de famílias, quando era possível, são mecanismos de sobrevivência da população africana escravizada. Não são exatamente formas de resistência mas, sobreviver pode ser considerado uma forma de “ resistir"

RESPOSTA: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

incluíam suicídios, abortos (para impedir que seus filhos fossem escravizados) e a simples desobediência.

gabarito B

desde quando suicídio é resistência?

Kkkkk meu amigo!

Suicídio era uma forma de resistência, pois como a vida do escravo se resumia a sofrimento eles colocavam um fim em suas vidas para causar também um certo "prejuízo" aos senhores de engenho.

questão mal formulada (???)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo