Em “Essa possibilidade pode ser uma obra de arte, um item ou...

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NFTs em luxo e arte digital: até onde podem ir?

O mercado de arte vive um dos seus momentos mais atípicos, mas também um dos mais esperados e evidentes, onde todo o seu potencial especulativo atendeu plenamente às possibilidades do ecossistema digital. Estamos diante de um ponto de virada ou é apenas mais um grito desesperado do capitalismo?

         Um dos principais pilares sobre os quais uma obra de arte ainda repousa e é cobiçada é, além de seu valor e importância dentro de seu contexto e discurso, o significado único que ela possui, ou seja, tudo o que pode fazer uma peça diferente das demais. No entanto, ao longo dos anos, esse elemento foi sendo ampliado, reconfigurado e também desfigurado para especular nos mercados sobre o possível valor, ou ausência de, em uma peça, instalação, arte-objeto e, recentemente, arte digital.

          No ritmo voraz do mercado e das últimas tendências digitais, e mesmo que boa parte da população não conheça bem termos como tokens não fungíveis ou cadeias de blockchain, a tendência NFT se acelerou de forma impensável durante os últimos dois anos, atingindo a arte e os seus mercados.

       Entre os problemas e especulações cada vez mais frequentes sobre pagamentos justos, royalties e detalhes contratuais, o blockchain é projetado como uma ferramenta poderosa e potencial para desenvolver e eliminar intermediários complicados em diferentes indústrias, incluindo luxo, começando pela resolução de conflitos associados a pagamentos e até mesmo para alcançar um maior envolvimento por parte de criadores, produtores e artistas com seus públicos ou consumidores finais. E, embora nem todas as vozes envolvidas sejam a favor dos NFTs, esse instrumento digital demonstrou um poder além de mais uma moda caprichosa dos grandes empórios do mercado.

        Os chamados non-fungible-tokens ou NFTs nada mais são do que tokens criados em um Blockchain específico que possuem conteúdo único e irrepetível (vamos imaginar uma fotografia digital que não pode ser compartilhada, replicada, capturada em tela ou algo do tipo). Essa possibilidade pode ser uma obra de arte, um item ou peça colecionável, poderes em um jogo, a escritura de uma casa real ou praticamente qualquer outra coisa que possamos imaginar.

           Estando hospedados em Blockchains, como as criptomoedas Binance Smart Chain, Bitcoin ou Ethereum, esses tokens não podem ser duplicados ou falsificados, portanto, nossa compra pode ser garantida no que diz respeito ao original.
           E enquanto o experimento era promissor, curioso e fascinante há dois anos, em julho de 2021 alarmou os analistas financeiros, quando durante um leilão na famosa casa de leilões Christie's, remotamente, sem a já icônica cena de uma sala lotada e o golpe final do martelo, um lote de colagens de imagens digitais intitulado Every Day: The First 5,000 Days, arrecadou US$ 69 milhões, pago em equivalente Etherum.

         Foi o mesmo autor da peça, Beeple, que descreveu os NFTs como uma potencial bolha especulativa, pois, assim que trocou seus Ethers por dólares, se surpreendeu com a volatilidade: “Não sou nem remotamente um purista de criptomoedas”, assegurou o artista digital. (...)

      Recentemente, a casa de moda italiana Dolce & Gabbana lançou uma venda NFT muito lucrativa, Collezione Genesi, que arrecadou mais de seis milhões de dólares em um modelo híbrido físico/NFT, composto por nove peças, unindo o aspecto físico da moda e os aspectos metafísicos da NFTs. O que as partes interessadas “realmente” compram? O item físico e o NFT juntos. (...)

         Uma das vozes críticas no âmbito e possíveis cenários em torno da arte e dos NFTs tem sido o músico, produtor e criador de música ambiente britânico, Brian Eno , que vislumbra “um mundo inundado de especuladores e dinheiro fácil, porque os governos mundiais, relutantes em fazer verdadeiras mudanças estruturais que colocam em risco o status quo, decidiram que a solução para qualquer problema é imprimir mais dinheiro. Essa é provavelmente a razão pela qual o mercado de ações dispara quando ocorre uma emergência como a covid, porque os especuladores sabem que uma nova emergência significa mais dinheiro e que muito disso acabará em suas mãos.

        Do primeiro tweet da história, ao meme do gato voador, passando pelas capas icônicas da Time, ou o primeiro álbum do NFT, alguns analistas veem a chegada desse instrumento intangível como o prelúdio da reimaginação do dinheiro, onde os campos semânticos ainda incipientes ao redor o metaverso e as criptomoedas definirão o curso das coisas. (...)

Ricardo Pineda
Disponível em https://elpais.com/america/sociedad/reinterpretar-el-lujo/2022-03-18/nfts-en-el-lujo-y-el-arte-digital-hasta-donde-puedenllegar.html
Em “Essa possibilidade pode ser uma obra de arte, um item ou peça colecionável, poderes em um jogo, a escritura de uma casa real ou praticamente qualquer outra coisa que possamos imaginar”, as vírgulas foram empregadas para 
Alternativas

Gabarito comentado

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A alternativa correta é a alternativa A. Vejamos agora uma explicação detalhada sobre o tema e o motivo pelo qual essa alternativa é a correta, bem como a justificativa para as alternativas incorretas.

Tema da Questão:

A questão aborda o uso da pontuação, especificamente o emprego das vírgulas para separar diferentes elementos dentro de uma frase. Esse é um conhecimento fundamental em Português, uma vez que o uso correto da vírgula garante a clareza e a organização das ideias no texto.

Conhecimentos Necessários:

Para resolver essa questão, o aluno deve compreender as funções das vírgulas, que incluem:

  • Separar elementos de uma enumeração (como observado na alternativa correta).
  • Isolar orações principais de orações subordinadas.
  • Isolar elementos explicativos ou aposto.
  • Separar orações coordenadas assindéticas.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa A está correta porque as vírgulas na frase “Essa possibilidade pode ser uma obra de arte, um item ou peça colecionável, poderes em um jogo, a escritura de uma casa real ou praticamente qualquer outra coisa que possamos imaginar” são usadas para separar elementos que desempenham a mesma função sintática. Esses elementos são todos possíveis manifestações de NFTs e são listados de forma sequencial, justificando o uso da vírgula.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Separar a oração principal da oração adverbial proporcional: Essa alternativa está incorreta porque na frase não há uma oração adverbial proporcional. Esse tipo de oração é geralmente introduzido por conjunções como “à medida que” ou “quanto mais... tanto mais”.

C - Isolar um complemento pleonástico antecipado ao verbo: Essa alternativa está incorreta porque um complemento pleonástico antecipado ocorre quando se repete uma ideia para dar ênfase, geralmente antecipando-a ao verbo, o que não é o caso da frase apresentada.

D - Separar orações coordenadas assindéticas: Essa alternativa está incorreta porque orações coordenadas assindéticas são aquelas que são ligadas sem conjunção. Na frase apresentada, as vírgulas não estão separando orações independentes, mas sim elementos de uma enumeração.

Essas explicações devem ajudar a esclarecer o raciocínio por trás de cada alternativa. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

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Comentários

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Separar elementos com a mesma função sintática.

"Não desista".

NESTE CASO, SÓ NÃO É A ALTERNATIVA D POR QUE NÃO TEMOS A PRESENÇA DE VERBOS NOS TRECHOS.

Vírgulas para uma enumeração.

Gab. A

GAB-A

separar elementos que desempenham a mesma função sintática. 

A vírgula separa elementos coordenados em enumerações com a mesma função sintática, quando não separados pelas conjunções e, ou, nem. Ana, Carolina, Joana e Luísa foram promovidas pelo diretor da empresa. Vou comprar ovos, farinha, açúcar e leite para fazer um bolo.

ANTES DE IR PARA O BANHO COM OS AMIGOS, RESOLVA 30 QUESTÕES!!

Orações coordenadas assindéticas são aquelas que não possuem em sua estrutura a presença de conjunções. Ex: Cheguei, comi, descansei, assistir, dormir.

Ex: Pegou a chave, abriu a porta, suspirou fundo.

Gab: A.

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