O jornal Correio Braziliense, de Hypólito José da Costa, foi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q66001 Jornalismo
Com relação aos registros encontrados na história da imprensa
brasileira, julgue os próximos itens.

O jornal Correio Braziliense, de Hypólito José da Costa, foi fundado com a grafia "braziliense" para se diferenciar de brasileiro, conotação relativa aos colonizadores estabelecidos no Brasil.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão sobre a história da imprensa brasileira, é importante ter conhecimento sobre os primeiros jornais do país e suas características. A questão aborda o Correio Braziliense, um dos primeiros jornais brasileiros, fundado por Hipólito José da Costa. Este jornal é significativo por sua contribuição para a imprensa no Brasil e por sua escolha deliberada de grafia.

A alternativa correta é: C - certo.

O tema central da questão é a escolha da grafia "braziliense" ao invés de "brasileiro" para o nome do jornal. Essa escolha foi feita para se diferenciar da conotação associada aos colonizadores portugueses estabelecidos no Brasil. Hipólito José da Costa, ao escolher essa forma de escrita, buscou marcar uma posição de distanciamento dos interesses coloniais.

Justificativa da alternativa correta:

A grafia "braziliense" no título Correio Braziliense é um ponto histórico importante. Hipólito José da Costa, ao publicar o jornal em Londres, pretendia criar um veículo de comunicação que refletisse uma identidade nacional distinta dos interesses dos colonizadores portugueses. Essa escolha linguística incorporava um elemento de resistência e independência intelectual.

Por que a alternativa "E - errado" está incorreta:

A alternativa "E" seria incorreta porque ignora ou nega a motivação histórica e simbólica por trás da escolha da grafia "braziliense". A decisão foi intencional e tinha um significado político e cultural relevante para a época, marcando a intenção de separação e diferenciação do regime colonizador.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O nome ‘brasiliense’ (como seria grafado hoje) devia‐se à aversão de Hipólito ao gentílico ‘brasileiro’, por este denominar originalmente a atividade de extrator de pau‐brasil, exercida por índios que o vendiam aos europeus e acabaram por emprestar o nome a todos os habitantes da América portuguesa.

Fonte: Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Correio_Braziliense_%281808%29

CERTO

O nome estava relacionado a uma distinção que o editor fazia entre “braziliense” e “brasileiro”, assim explicada por ele: “Chamamos Braziliense, o natural do Brasil; Brasileiro, o português europeu ou o estrangeiro que lá vai negociar ou estabelecer-se…”.

Fonte: http://www.anj.org.br/imprensa-brasileira-dois-seculos-de-historia-2/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo