Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040148 História e Geografia de Estados e Municípios
Mato Grosso é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo. Considerado a caixa-d'água do Brasil por conta dos seus inúmeros rios, aquíferos e nascentes. É um estado privilegiado em termos de biodiversidade, pois é o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Apresenta também, sensível variedade de climas e com altitudes modestas, o relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares e abrange regiões distintas.
(Disponível em: http://www.mt.gov.br/geografia. Acessado em: 16/07/2022. Adaptado.)
Sobre aspectos da geografia física do estado de Mato Grosso, analise as afirmativas.
I - O relevo apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, os planaltos, as depressões e as planícies, inclusive a capital, Cuiabá, está inserida na unidade chamada de Depressão Cuiabana.
II - O estado, pela sua posição latitudinal, apresenta clima predominantemente tropical, as chuvas são heterogêneas devido ao relevo e as temperaturas são variadas por conta da continentalidade e circulação atmosférica regional.
III - A flora do Pantanal é constituída por plantas migradas do Cerrado, da Amazônia, do Chaco e da Mata Atlântica, ocorrendo raras espécies exclusivas (endêmicas). Entretanto, os arranjos das espécies são característicos da região.
IV - A hidrografia do estado possui características gerais como densa, porém, não importante, porque apresenta muitos rios de planaltos inadequados para a navegação, e o regime de alimentação é somente fluvial.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta correta alternativa D

Com altitudes modestas, o relevo apresenta grandes superfícies aplainadas, talhadas em rochas sedimentares. Os planaltos identificados em Mato Grosso são: o Planalto e a Chapada do Parecis, o Planaltos e a Chapada dos Guimarães, o Planalto do Alcantilados, o Planaltos e as Serras Residuais do Norte, do Guaporé e do Alto Paraguai, a Província Serrana, o Planalto do ArrudaMutum e o Planalto de São Vicente. Formam o relevo, também as depressões do Norte de Mato Grosso, do Guaporé, do Araguaia, do Alto Paraguai, a Cuiabana e a Interplanáltica de Paranatinga e as Planícies e Pantanais dos rios Guaporé e Paraguai e a Planície do rio Araguaia.

Em Mato Grosso predominam os climas equatorial e tropical. O equatorial abrange a porção centro-norte e o tropical atinge a maior parte das regiões centro-sul e leste de Mato Grosso.

(...)

I - O relevo apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, os planaltos, as depressões e as planícies, inclusive a capital, Cuiabá, está inserida na unidade chamada de Depressão Cuiabana. (Verdadeiro)

Depressão Cuiabana: está embutida entre os Planaltos e Serras Residuais do Alto Paraguai e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Sua altitude varia de 150 a 400 metros, e as formas de relevo são arredondadas.

II - O estado, pela sua posição latitudinal, apresenta clima predominantemente tropical, as chuvas são heterogêneas devido ao relevo e as temperaturas são variadas por conta da continentalidade e circulação atmosférica regional. (Verdadeiro)

III - A flora do Pantanal é constituída por plantas migradas do Cerrado, da Amazônia (por exemplo, camalote-da-meia-noite e vitória-régia), do Chaco e da Mata Atlântica, ocorrendo raras espécies exclusivas (endêmicas) do Pantanal. Entretanto, os arranjos das espécies são característicos da região. (Verdadeiro)

IV - A hidrografia do estado possui características gerais como densa, porém, não importante, porque apresenta muitos rios de planaltos inadequados para a navegação, e o regime de alimentação é somente fluvial. (O regime de alimentação dos rios brasileiros é pluvial) - Errada

Alternativa Correta: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo