São chamadas de coordenadas geográficas um conjunto de medid...
(SILVA, Edilson Adão Cândido da. Geografia em rede, 1º ano, 2. ed. - São Paulo: FTD, 2016.)
Sobre as coordenadas geográficas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nos mapas, a rosa dos ventos indica os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste. Eles têm como base a direção Norte (N), que aponta para o polo norte magnético.
( ) Para se obter a localização de qualquer ponto da superfície terrestre, dividiu-se o globo em coordenadas geográficas, em que as linhas imaginárias, conhecidas como paralelos e meridianos, determinam a latitude e a longitude.
( ) A longitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Essa distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). Já a latitude é a distância em relação ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador, essa distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W).
( ) O cruzamento das linhas imaginárias indica onde cada ponto do planeta está posicionado, gerando a sua localização com pequena margem de erro, o que facilita a orientação espacial. A linha do Equador é a circunferência máxima no globo terrestre, que corta o Brasil. Portanto, 92% do território estão na zona tropical, sendo somente 8% do território localizados na zona temperada sul.
Assinale a sequência correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I - A rosa dos vento é uma representação gráfica da oposição ente os pontos cardeais delimitados a partir do polo magnético e da astronomia de posição com base na observação da estrela do norte, visível apenas no hemisfério norte e do nascente e poente.
II - Paralelos e meridianos se cruzam para determinar a localização de um ponto com base em sua posição de latitude e longitude.
III - A longitude é definida a partir do meridiano 0º chamado de Greenwich e varia no sentido leste oeste de 0º até 180º leste e oeste completando a volta na terra.
IV - A linha do Equador é o paralelo 0º a partir de onde se considera a latitude. Como existe uma considerável variação de zonas climáticas do Equador em direção aos polos a latitude de um ponto é considerada como fator importante para a definição do tipo climático de um local.
GABARITO DO PROFESSOR: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na primeira afirmativa afirma que "... Tem como base a direção Norte (N) que aponta para o Polo Norte magnético"
Não seria o Polo Sul magnético?
Alguém pode me tirar essa dúvida, já que o Polo Norte Geográfico está perto do Polo Sul magnético?
Gabarito: C
I - correto: Na questão apresentada, a afirmação diz que “a rosa dos ventos indica os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste". Eles têm como base a direção Norte (N), que aponta para o polo norte magnético. E de fato, os pontos cardeais do mapa, são baseados no magnético. Essa afirmação é verdadeira, porque a rosa dos ventos indica os pontos cardeais e a direção Norte (N) aponta para o polo norte magnético.
II - correto
III - falso: A longitude, [latitude] é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Essa distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). Já a latitude é a distância em relação ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador, essa distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W)
IV - correto
Uma dica importante!!!
Muitas pessoas tem dificuldade em diferenciar Latitude de Longitude. Então apresento uma forma simples, basta fazer a seguinte associação; Latitude: Norte, Sul; já a Longitude: Leste, Oeste
Questao errada, a bussola aponta para o norte geografico, mas para o sul magnetico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo