Ao pensar o grupo nas instituições, José Bleger (1980) disco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IBFC Órgão: MGS
Q1213648 Administração Geral
Ao pensar o grupo nas instituições, José Bleger (1980) discorre acerca de um ego individual e um ego grupal, estes servem como parte integrante da identidade de uma pessoa. Por ego grupal, o autor refere-se à:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Claro! Vamos analisar a questão que aborda o conceito de José Bleger referente ao ego grupal. Para entendermos melhor a alternativa correta, vamos primeiramente compreender o contexto do que o autor está discutindo. Bleger utiliza o termo ego grupal para descrever o conjunto de comportamentos, sentimentos e pensamentos que são compartilhados e representativos de um grupo. Esse conceito está vinculado à ideia de que o indivíduo, ao fazer parte de um grupo, tem parte de sua identidade influenciada pela dinâmica e cultura desse grupo.

Agora, vamos nos aprofundar na alternativa correta, a Alternativa B: Um processo de organização, amplitude e integração do conjunto de manifestações naturais do indivíduo e da sociedade, estes auferem certo caráter de imobilização de algumas questões individuais que mobilizam defesas no grupo.

Esta alternativa está correta porque Bleger acredita que o ego grupal é um mecanismo pelo qual o grupo organiza e integra as ações e sentimentos dos seus membros. O ego grupal funciona como uma espécie de filtro que absorve e modifica as manifestações individuais em função das necessidades ou defesas do grupo. Nesse sentido, o ego grupal não apenas acolhe as expressões individuais, mas também pode imobilizar certas questões pessoais, fazendo com que o grupo mobilize defesas para manter sua coesão e identidade.

A importância desse conceito, principalmente em administração e em ambientes organizacionais, é a compreensão de como as pessoas se comportam em grupos e como os grupos podem influenciar o comportamento individual. Portanto, no contexto de uma organização, o entendimento do ego grupal pode ajudar na gestão de equipes, na resolução de conflitos e na promoção de um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

Assim, ao lidar com questões que envolvem o comportamento grupal nas instituições, é fundamental que os gestores e profissionais de administração estejam atentos a estes processos de influência mútua entre indivíduo e grupo para desenvolver estratégias que beneficiem tanto as metas organizacionais como o bem-estar dos colaboradores.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B.

nunca nem vi..

Pois é...

Fui na alternativa que tinha mais palavras kkkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo