A fim de se estimar o momento de uma morte recente, de acor...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D: análise do nível de potássio no humor vítreo.
Vamos entender o porquê:
Tanatologia Forense é a ciência que estuda a morte e os processos a ela relacionados. Dentro desse contexto, as técnicas cronotanatognósticas são métodos utilizados para estimar o momento da morte. O nível de potássio no humor vítreo é uma das técnicas mais precisas para essa estimativa, especialmente em casos de morte recente. Após a morte, o potássio se difunde das células para o humor vítreo, e essa concentração aumenta de forma linear ao longo do tempo, permitindo uma estimativa relativamente precisa do intervalo post mortem (IPM).
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: análise dos cristais de Westenhöfer-Rocha-Valverde
Essa técnica não é utilizada para estimar o momento da morte recente. Na verdade, os cristais de Westenhöfer-Rocha-Valverde são encontrados em contextos de putrefação avançada e não fornecem uma medida precisa do tempo desde a morte.
Alternativa B: avaliação do estágio de putrefação
A putrefação é um processo que ocorre em fases e pode variar significativamente dependendo de fatores externos como temperatura, umidade, presença de oxigênio, entre outros. Embora a avaliação do estágio de putrefação possa fornecer uma estimativa, essa técnica é menos precisa para determinar o momento exato da morte recente em comparação com a análise do nível de potássio no humor vítreo.
Alternativa C: análise da fauna entomológica
A entomologia forense, que estuda a presença e o desenvolvimento de insetos em um cadáver, é mais utilizada para determinar o tempo de morte em casos onde o corpo já se encontra em estágios avançados de decomposição. Portanto, não se aplica adequadamente para a determinação do momento de uma morte recente.
Alternativa E: prova hidrostática de Galeno
A prova hidrostática de Galeno é utilizada para determinar se um recém-nascido respirou após o nascimento, através da flutuação dos pulmões em água. Esta técnica é específica para casos de morte neonatal e não é utilizada para estimar o intervalo post mortem em adultos.
Resumindo, a análise do nível de potássio no humor vítreo (alternativa D) é a mais indicada para estimar o momento de uma morte recente, pois oferece uma medida quantitativa e relativamente precisa em comparação com as outras técnicas mencionadas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: D
"O humor vítreo, também conhecido por corpo vítreo do olho ou simplesmente por vítreo, é a substância gelatinosa e viscosa, formada por uma substância amorfa semilíquida, fibras e células, que se encontra no segmento posterior, entre o cristalino e a retina, sob pressão, de modo a manter a forma esférica do olho.
O humor aquoso é o líquido incolor, constituído por água (98%) e sais dissolvidos (2%) - predominantemente cloreto de sódio - que preenche as câmaras oculares (cavidade do olho, entre a córnea e o cristalino). Ele é produzido incessantemente, com valor médio de 3 ml por dia, no processo ciliar, uma região recoberta por uma camada de células epiteliais, que transportam ativamente o humor vítreo desses processos ciliares para a parte posterior da córnea e à parte anterior da íris. Para manter a pressão do globo ocular constante, é drenado da região trabecular para o um vaso chamado "canal de schlemm's", que circunda todo o olho, na qual está ligado à veia episcleral pelo arqueduto venoso".
Fonte: Wikipédia
Q354551. O nível do potássio no humor vítreo auxilia o legista a estabelecer a hora da morte. Níveis de potássio acima de 12 mEq/L sugerem que a morte ocorreu a mais de nove horas do exame. (CERTO)
"A fim de se estimar o momento de uma morte recente"
- Os Cristais de Westenhöfer-Rocha-Valverde surgem depois do terceiro dia da morte no sangue putrefeito
- Putrefação e Fauna entomológica não serão recentes.
- A prova hidrostática de Galeno serve para analisar se houve ou não respiração.
Resta a alternativa D (que nunca ouvi falar kkkk)
Em seguida, poderia ser a letra a):
CRISTAIS DE WESTENHÖFFER-ROCHA-VALVERDE: constituem lâminas cristaloides frágeis encontradas no SANGRE PUTREFEITO a partir do 3º dia e podendo permanecer ATÉ 35 dias após a morte.
"Os olhos são a janela da alma."
Tem que verificar o "humor" do cadáver galera kkkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo