Os softwares que compõem a segurança da informação servem pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: MGS Prova: IBFC - 2022 - MGS - Técnico em Informática |
Q1943070 Noções de Informática
Os softwares que compõem a segurança da informação servem para filtrar os conteúdos e identificar possíveis ameaças à segurança. Analise abaixo os principais tipos de softwares e/ou hardwares de segurança da informação e assinale a alternativa correta.

I. Firewall.
II. Antispywares.
III. Antimalwares.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezado(a), a questão exige conhecimento sobre a segurança da informação.

I – Correta – Perfeito. O Firewall é um componente de segurança que monitora e controla o tráfego de dados entre redes, isso permite ou bloqueia o acesso baseado em um conjunto de regras de segurança.

II – Correta – Exato. O Antispyware é projetado para detectar e remover software espião (spyware) de um sistema.

II – Correta – Antimalware faz referência a um software projetado para identificar e eliminar softwares maliciosos, incluindo vírus, worms, trojans, etc. Como o próprio nome diz “anti" “malware".

Gabarito do professor: alternativa D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software.

Antispyware é um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover adwares e spyware.

Antimalware é um software o qual analisa um determinado arquivo, código, plugin ou amostra, investigando se há perigos. Em seguida, reportam os resultados e paralisam a execução dos programas. 

Foco, força e fé!

Firewall: Porteiro da rede que deixa os protocolos, hackers ou worms entrarem ou não entre rede e internet, filtro de pacotes; *

  • Hardware ou Software, ou os dois; ***
  • Bloqueia a entrada de Hackers na rede;
  • Protege de ataques externos: Esse porteiro não cuida do interior da festa, é resp dos antivírus; *

→ Não é um antivírus, nem antispam, nem antispyware; *

Gabarito: Letra D

Antimalware: NÃO é suficiente para proteger contra acesso não autorizado (invasão). Pode detectar possíveis ameaças pelo: (i) Conteúdo do arquivo (código); (ii) Assinatura; (iii) Comportamento anormal (chamado de heurística).

Firewall: Combina Hardware e Software. Controla fluxo de dados, sem analisar o conteúdo. Bloqueia e verifica IP's, filtra tráfego. Não é antivírus mas, pode proteger a rede contra ataques EXTERNOS. É um mecanismo de proteção que controla a passagem de pacotes entre redes, tanto locais como externas. Ele possui um conjunto de regras especificando que tráfego ele permitirá ou negará. O firewall NÃO PODE proteger: (i) Do uso malicioso dos serviços que ele é autorizado a liberar; (ii) Dos ataques de engenharia social; (iii) Das falhas de seu próprio hardware e sistema operacional.

Aprofundando...

O firewall é: Um filtro de conexões, que impede o acesso não autorizado a partir de regras pré-estabelecidas, e também o ataque de vírus e worms aos outros equipamentos da rede. O firewall NÃO é: Antivírus, antispyware, não detecta invasores, vírus, espiões, phishing, pharming, etc.

Ferramentas antimalwares:--> firewall (1ª linha de defesa), proxy (2ª linha de defesa), antivírus (3ª linha de defesa), antispam e antispyare.

cuida! PMPB

PMPBBBBBB SERTÃO e PCPEEEEE

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo