Com o propósito de colocar em prática os princípios do Servi...
Com o propósito de colocar em prática os princípios do Serviço Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, foi instituída pelo Ministério da Saúde, em 2003, a Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS, com foco em produzir mudanças nos modos de gerir e cuidar da saúde. Desde então, essa política tem apostado na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho, de forma coletiva e compartilhada.
Nesse sentido, analise os princípios a seguir.
I. Transversalidade: reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido.
II. Protagonismo dos sujeitos: corresponsabilização dos usuários pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação à sua saúde e à daqueles que lhes são caros.
III. Indissociabilidade entre atenção e gestão: foco no entendimento dos trabalhadores e usuários sobre o funcionamento da gestão dos serviços e da rede de saúde, e participação ativa do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.
IV. Corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos: compartilhamento de responsabilidades, com ampliação da autonomia e envolvimento nas ações de saúde coletiva.
São princípios do HumanizaSUS: