Quanto às atividades que compõem o Ciclo da Assistência Farm...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o Ciclo da Assistência Farmacêutica, que envolve etapas essenciais para garantir que os medicamentos estejam disponíveis e sejam utilizados de maneira eficaz e segura na saúde pública. Para resolver essa questão, é necessário compreender cada fase do ciclo, incluindo seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos, além da atenção farmacêutica.
A alternativa correta é a Alternativa B. Vamos entender por quê:
B - Na programação, o perfil epidemiológico local (morbimortalidade) deve ser considerado para que se possa conhecer as doenças prevalentes e avaliar as necessidades de medicamentos para intervenção.
Esta alternativa está correta porque a programação de medicamentos deve ser baseada na análise do perfil epidemiológico da região. Isso significa conhecer quais são as doenças mais comuns e quais medicamentos são necessários para tratá-las adequadamente. Essa abordagem garante que os medicamentos adquiridos sejam aqueles realmente necessários para a população, promovendo uma gestão eficiente dos recursos.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - A seleção de medicamentos, apesar de contribuir para a promoção do uso racional de medicamentos, impossibilita a uniformização de condutas terapêuticas e racionalização de custos.
Essa afirmação está incorreta porque a seleção de medicamentos visa justamente a uniformização das condutas terapêuticas e a racionalização dos custos. Ao selecionar medicamentos baseados em evidências, a assistência farmacêutica promove o uso racional e econômico.
C - Um processo de aquisição bem executado não depende da existência de uma seleção e programação de medicamentos.
Incorreto. O processo de aquisição deve ser baseado em uma seleção e programação prévias, para garantir que os medicamentos comprados sejam necessários e adequados ao contexto de saúde local.
D - A periodicidade com que os medicamentos são distribuídos às unidades operativas não deve variar em função da programação, da capacidade de armazenamento, nível da demanda local ou tempo de aquisição.
Esta alternativa está errada porque é exatamente o contrário: a periodicidade da distribuição deve ser ajustada de acordo com a programação, demanda local e capacidade de armazenamento. Essa flexibilidade é essencial para evitar tanto a falta quanto o excesso de medicamentos.
E - A dispensação tem o propósito de garantir o fornecimento do medicamento correto e na quantidade adequada. A educação sobre o uso correto e o cumprimento da prescrição são atividades exclusivas da etapa de Atenção Farmacêutica.
Essa frase é incorreta porque, na dispensação, além de fornecer o medicamento correto, também se deve orientar o paciente sobre o uso adequado dos medicamentos. A educação sobre o uso dos medicamentos não é exclusiva da Atenção Farmacêutica, mas sim uma parte integral do processo de dispensação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não concordo com o gabarito. O que está descrito na B faz sentido na seleção. Na etapa da programação, é decidido quantidade a ser comprada pelo órgão. Quais medicamentos vão atender uma demanda epidemiológica específica é definido na Seleção.
Pediria anulação da questão.
Gabarito correto - Letra B
ITEM 2.2 - ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS (PROGRAMAÇÃO)
a) Dados de consumo e demanda (atendida e não atendida) de cada produto, incluindo as sazonalidades, estoques existentes, e considerando a descontinuidade no fornecimento; os dados devem ser baseados num eficiente sistema de informações e gestão de estoques.
b) Perfil epidemiológico local (morbimortalidade) - para que se possa conhecer as doenças prevalentes e avaliar as necessidades de medicamentos para intervenção.
c) Dados populacionais.
d) Conhecimento prévio da estrutura organizacional da rede de saúde local (níveis de atenção à saúde, oferta e demanda dos serviços, cobertura assistencial, infra-estrutura, capacidade instalada e recursos humanos).
e) Recursos financeiros disponíveis, para priorizar o que deve ser adquirido para a rede.
f) Mecanismo de controle e acompanhamento.
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE 2002 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ATENÇÃO BÁSICA INSTRUÇÕES TÉCINICAS PARA A SUA ORGANIZAÇÃO
Métodos utilizados na etapa de programação: perfil epidemiológico, consumo histórico e oferta de serviços.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo