Esse ano, o estado de Pernambuco perdeu o artesão conhecido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1705334 História e Geografia de Estados e Municípios
Esse ano, o estado de Pernambuco perdeu o artesão conhecido como Mestre Aprígio, aos 79 anos, natural de Ouricuri e símbolo da Cultura de Pernambuco. Em 2019, ele havia sido um dos seis escolhidos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco. Dessa maneira, Mestre Aprígio foi homenageado na categoria de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Patrimônios Vivos:

São pessoas ou grupos que detenham conhecimento ou técnica necessária para a produção e preservação de aspectos da cultura popular e tradicional.

Assertiva letra B

COMO PATRIMÔNIO VIVO NADA VER MANO

Gabarito: Letra B

(Patrimônio Vivo)

A cada ano o Estado de Pernambuco, através de seus órgãos de cultura, realiza uma seleção de pessoas, instituições, sociedades, agremiações e eventos para se tornarem Patrimônios Vivos do estado.

Os Patrimônios Vivos são homens e mulheres que, individualmente ou junto aos seus coletivos, mantêm tradições centradas na oralidade, tecem redes de compartilhamento e aprendizado pautados na valorização dos conhecimentos técnicos e das vivências, intercâmbios e histórias que são passadas para novas gerações de acordo com os contextos específicos de suas comunidades e localidades, preservando a grande diversidade de bens culturais aos quais se vinculam.

Em 2019, o Mestre Aprígio, importante artesão pernambucano foi escolhido como Patrimônio Vivo pelas suas contribuições nas artes com couro. Suas obras iam desde os tradicionais chapéus de couro, botas, guardadores de facas e peixeiras e conquistaram muitos artistas nordestinos como Luís Gonzaga e Dominguinhos.

Mestre Aprígio faleceu em 2020, mas seu legado no artesanato permanece na cidade onde ele montou uma oficina para trabalhar com o couro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo