Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise ec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186799 História
Obedecendo às mesmas razões das Revoluções de 1830 (crise econômica, propaganda das ideias liberais e nacionais, descontentamento da burguesia e do proletariado), as Revoluções de 1848, na Europa, tiveram como novidade a entrada em cena do Socialismo. Era o “socialismo utópico” ou “romântico”, pregado por vários pensadores que discutiam os problemas do proletariado.
No Brasil, desde o Período Colonial, passando pelo Período Joanino e pelo 1º Reinado, havia, em Pernambuco, uma forte tradição revolucionária.
No Período Regencial, o clima de agitação se alastrou por todo o país e alcançou também essa Província. As pequenas rebeliões que eclodiram entre 1831 e 1834 revelaram o descontentamento popular e prepararam uma revolta mais profunda. Tal movimento, ocorrido em 1848, foi o último grito do liberalismo radical contra o domínio conservador que iria se estender por todo o Império e parte da República.
Qual a revolta liberal radical ocorrida em 1848, no Brasil, que apresenta semelhança com as Revoluções Liberais que aconteceram na França e em outros locais da Europa, no mesmo ano?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As Revoluções de 1848 na Europa marcaram um período de considerável efervescência política e social, impulsionadas por fatores como a crise econômica, a difusão das ideias liberais e nacionais, e o descontentamento tanto da burguesia quanto do proletariado. Uma característica distintiva dessas revoltas foi a emergência do Socialismo utópico, também conhecido como romântico, que começou a discutir os problemas enfrentados pelo proletariado.

Ao analisarmos o contexto brasileiro, observamos que Pernambuco já possuía uma tradição revolucionária que vinha desde o Período Colonial e se estendeu durante o Período Joanino e o 1º Reinado. Durante o Período Regencial, essa instabilidade política se espalhou pelo país, culminando em diversas rebeliões que expressavam o descontentamento popular. Em 1848, um movimento significativo ocorreu em Pernambuco, marcando um último esforço do liberalismo radical contra a hegemonia conservadora, que ainda perduraria por mais tempo no Império e na República.

A Revolta Liberal Radical de 1848, ocorrida no Brasil e que apresenta paralelos com as Revoluções Liberais da França e de outros países europeus no mesmo ano, é conhecida como a Revolução Praieira. Assim, a resposta correta para a questão é a Alternativa B - Revolução Praieira.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Revolução Praieira em Pernambuco foi um movimento de elite, os conservadores lutavam contra a centralização de poder na mão do imperador. Tem esse nome porque teve seu início com o Jornal Diário Novo, liberal, situado na Rua da Praia.

Bons Estudos

REVOLUÇÃO PRAIEIRA

Ao longo da década de 1840, setores mais radicais do partido liberal recifense manifestaram seus idéias através do jornal Diário Novo, localizado na Rua da Praia. Em pouco tempo, esses agitadores políticos ficaram conhecidos como “praieiros”.

Entre as principais medidas defendidas por esses liberais estavam a liberdade de imprensa, a extinção do poder moderador, o fim do monopólio comercial dos portugueses, mudanças sócio-econômicas e a instituição do voto universal. Mesmo não tendo caráter essencialmente socialista, esse grupo político era claramente influenciado por socialistas utópicos do século XIX, como Pierre–Joseph Proudhon, Robert Owen e Charles Fourier.

FONTE: http://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolucao-praieira.htm

GABARITO: B

sabinada 1837

cabanagem 1835

balaiada1838

guerra dos farrapos 1835

malês 1835

GABARITO: B

REVOLTAS REGENCIAIS:

Revolta dos Malês (1835)

Cabanagem (1835-1840)

Sabinada (1837-1838)

Balaiada (1838-1841)

Revolução Farroupilha (1835-1845)

REVOLTA DO II REINADO

A Revolução Praieira ou Insurreição Praieira de Pernambuco foi um levante armado de caráter liberal e republicano.

Seu líder foi Pedro Ivo Veloso da Silveira e a revolta aconteceu entre os anos de 1848 e 1850. Foi a derradeira revolta do Período Imperial e sua principal finalidade foi tirar a elite conservadora do poder.

Chamou-se Revolução Praieira porque o Diário Novo, onde os liberais publicavam seus artigos, ficava na Rua da Praia.

Inspirada na Revolução Francesa de 1848, representou o choque político entre os liberais e os conservadores.

Matei a questão quando foi citada o “último grito do liberalismo”, já que a Revolução Praieira foi a última revolta do segundo reinado!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo