O nexo coesivo ‘Embora’ (l.33) é classificado como ________,...
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão
Sinais de inclusão
Fonte: Adaptado de https://www.revistaplaneta.com.br/sinais-de-inclusao/
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
✓ O nexo coesivo ‘Embora’ (l.33) é classificado como conjunção, tem sentido de concessão, podendo ser substituído por ainda que, sem provocar alteração de sentido e da estrutura da frase.
➥ Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa concessiva. As conjunções subordinativas concessivas introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão quer saber sobre a conjunção embora" em "Embora pareça um 'atraso brasileiro', nossa legislação relativa aos surdos...". Vejamos:
O nexo coesivo ‘Embora’ (l.33) é classificado como ________, tem sentido de ________, podendo ser substituído por _______, sem provocar alteração de sentido e da estrutura da frase.
"Embora" é classificado como CONJUNÇÃO, tem sentido de CONCESSÃO, podendo ser substituído por AINDA QUE, sem provocar alteração de sentido e da estrutura da frase
Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...
São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...
Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação.
.
A advérbio – conclusão – portanto
Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.
"Embora" não é advérbio. Teria valor semântico de conclusão, fechamento, finalização se "embora" fosse conjunção coordenativa conclusiva, mas não é.
B conjunção – concessão – ainda que
Certo
Conjunção: palavra invariável que une orações ou termos semelhantes (de mesma função sintática).
"Embora" é conjunção subordinativa concessiva.
C substantivo – comparação – assim como
Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau.
"Embora" não é advérbio. Teria valor semântico de comparação se "embora" fosse conjunção subordinativa comparativa, mas não é.
D conjunção – oposição – mesmo que
Teria valor semântico de oposição, contraste, adversidade, ressalva se "embora" fosse conjunção coordenativa adversativa, mas não é.
E advérbio – ressalva – apesar de
"Embora" não é advérbio e nem conjunção coordenativa adversativa.
Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo