Julgue o item subsequente. É adequado grafar com iniciai...
É adequado grafar com iniciais minúsculas: formas de tratamento, títulos honoríficos, títulos pessoais e cargos, unidades político-administrativas, pontos cardeais (quando indicam direção ou lugar), doutrinas, correntes e escolas de pensamento, documentos públicos (menos quando possuem nome próprio ou vêm acompanhado do respectivo número) etc.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vossa Majestade ou vossa majestade? que loucura.
O erro na afirmação original reside na generalização imprecisa sobre o uso de iniciais minúsculas para uma variedade de categorias que, na realidade, seguem regras mais específicas sobre o uso de maiúsculas e minúsculas. A correção detalhada para cada categoria mencionada seria:
- Formas de tratamento, títulos honoríficos, títulos pessoais, e cargos: Devem ser grafados com iniciais maiúsculas quando especificamente referidos ou em destaque, e não de forma generalizada como a afirmação sugeria.
- Unidades político-administrativas: Sempre são grafadas com iniciais maiúsculas, contradizendo a indicação de que deveriam ser grafadas com minúsculas.
- Pontos cardeais: A afirmação estava parcialmente correta aqui, pois os pontos cardeais devem ser grafados com minúsculas quando indicam direção ou lugar de forma genérica, mas a formulação poderia levar à interpretação de que essa regra se aplicaria indiscriminadamente a todos os contextos.
- Doutrinas, correntes e escolas de pensamento: Geralmente são grafadas com iniciais maiúsculas, especialmente quando se referem ao nome específico de uma doutrina, corrente ou escola, contrariando a sugestão de que deveriam ser sempre grafadas com minúsculas.
- Documentos públicos: A afirmação foi imprecisa ao sugerir que documentos públicos deveriam ser grafados com iniciais minúsculas "etc.", sem esclarecer que nomes próprios ou documentos acompanhados de números específicos devem usar iniciais maiúsculas.
Portanto, o erro estava na generalização e na falta de clareza sobre as exceções e contextos específicos em que se deve utilizar maiúsculas, o que pode levar a interpretações equivocadas das regras gramaticais.
O gabarito está como sendo correta a assertiva, mas claramente na afirmação existem erros.
unidades político administrativas Estado, União, Município. não seriam maiúscula, pelo menos quando não vierem especificados?
A questão está claramente mal formulada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo