Os líderes precisam determinar quanto envolvimento dev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465021 Administração Geral
Os líderes precisam determinar quanto envolvimento deve permitir aos subordinados no processo de tomada de decisões em grupo. Com base no Modelo de Liderança de Vroom e considerando em que situações os líderes devem aumentar a participação do grupo, julgue a assertiva abaixo:

Quando é provável que os outros aceitem a decisão por eles tomada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

A questão aborda o Modelo de Liderança de Vroom, que é uma teoria sobre como os líderes devem envolver seus subordinados no processo de tomada de decisão. O modelo sugere que o nível de envolvimento dos subordinados deve variar de acordo com a situação. Para saber quando envolver mais ou menos a equipe, o líder deve considerar fatores como a importância da qualidade da decisão, a quantidade de informações disponíveis, o tempo disponível e a probabilidade de aceitação da decisão pelo grupo.

Segundo o modelo, o líder deve aumentar a participação do grupo em situações onde a aceitação da decisão é crítica e pode não ser automática se tomada apenas pelo líder. Além disso, a participação é recomendada quando a equipe possui informações relevantes para a tomada de decisão, ou quando a decisão impactará significativamente o trabalho da equipe.

Portanto, a afirmação "Quando é provável que os outros aceitem a decisão por eles tomada" está errada porque o modelo de Vroom sugere o aumento da participação dos subordinados especialmente quando há dúvida quanto à aceitação da decisão. Se é provável que os outros aceitem a decisão, isso sugere que há menos necessidade de aumentar a participação, pois a aceitação já é antecipada. O envolvimento maior é mais valioso quando a aceitação não é garantida e quando é importante construir um consenso ou comprometimento com a decisão.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Teoria da Expectativa de Victor Vroom leva em conta as diferenças individuais que cada pessoa possui. A teoria leva em consideração os fatores Expectativa x Instrumentalidade x Valência, sendo:

 

   Expectativa: probabilidade da ação levar ao resultado esperado (a meta é alcançável).

 

   Valência: valor atribuído pelo indivíduo à recompensa.

 

   Instrumentalidade: percepção de que o resultado está associado a uma recompensa.

Amigo, Vroom não fez só a teoria da expectativa. NÃO TEM NADA VER COM A QUESTÃO!

ASSUNTO DA QUESTÃO: LIDERANÇA

Gabarito Errado.

Modelo de participação e liderança de Vroom, Yetton e Jago: também conhecido por Modelo Normativo ou Prescritivo, foi inicialmente apresentado por Vroom e Yetton (1973) e posteriormente aprimorado com as contribuições de Vroom e Jago (1988).

*Ele enfatiza a importância do grau de participação dos subordinados nos processos de tomada de decisão por parte dos líderes, a depender das características da situação

*Baseia-se em programa de computador em que a decisão do estilo ocorre a partir das respostas a sete perguntas-chave, consideradas como variáveis contingenciais do modelo.

*As perguntas relacionam-se à importância da qualidade técnica da decisão; à suficiência das informações para tomar uma decisão de qualidade; à estruturação do problema de forma a permitir ao líder saber que informações são necessárias para resolvê-lo e como obtê-las; à importância da aceitação dos subordinados para a eficácia da decisão; à motivação dos subordinados para alcançar as metas da organização; e à possibilidade de a decisão final gerar conflito entre os subordinados.

*Das respostas sim ou não a cada uma dessas sete perguntas, decorrem os cinco métodos de tomada de decisão possíveis:

Líder AI (Autocrático I) – toma a decisão sozinho, utilizando apenas a informação que tem disponível;

Líder AII (Autocrático II) – solicita informação adicional aos subordinados e, em seguida, toma a decisão sozinho;

Líder CI (Consultivo I) – partilha o problema com os subordinados, pede-lhes informações e sugestões, individualmente, e toma sozinho a decisão;

Líder CII (Consultivo II) – reúne- -se com os subordinados em grupo para discutir o problema, mas toma a decisão sozinho; e

Líder GII (Grupo) – reúne-se com os subordinados para discutir o problema. O líder concentra-se e direciona a discussão, mas não impõe sua vontade e o grupo toma a decisão final.

*O processo de tomada de decisão compreendido pelo Modelo de Participação e Liderança pode ser representado em uma árvore de tomada de decisão, em que as respostas às perguntas vão direcionando qual o estilo de liderança deverá ser adotado em cada situação.

*É um dos modelos mais completos, porém de muito complexa utilização.

 

Disponível em: https://renatolacerda.com.br/mini-aula-3-teorias-sobre-lideranca/

Gabarito ERRADO.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo