Nos últimos 25 anos, a cena da dança brasileira e estrangeir...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3227110 Não definido
Nos últimos 25 anos, a cena da dança brasileira e estrangeira foi ampliada pela criação de grupos cujo perfil valorizam a inclusão de pessoas com deficiência. Na cena natalense, Roda Viva, Gira Dança e Movidos são exemplos de grupos que influenciaram ou continuam influenciando, de modo significativo, a forma como o público aprecia a dança. Eles dão visibilidade a corpos que, historicamente, não foram reconhecidos como adequados à arte de dançar. Avalie as ações desempenhadas por grupos que incluem em seu elenco pessoas com deficiência, e que estão alinhadas com a discussão atual sobre inclusão de pessoas com deficiência na educação.

I Dar visibilidade aos corpos dançantes a partir da expressão de poéticas próprias, problematizando assim estereótipos, preconceitos e o capacitismo atrelados ao ato de dançar.
II Trabalhar, com respeito, as capacidades gestuais das pessoas com deficiência para que possam atingir um nível adequado mínimo de habilidade técnica para que possam estar em cena.
III Evidenciar o corpo com deficiência em suas limitações, e assim sensibilizar outras pessoas que não acreditam na capacidade do corpo com deficiência para a dança.
IV Reconhecer as possibilidades gestuais e poéticas dos corpos em suas singularidades, sem que seja necessário adequá-los a padrões técnicos e estéticos ideais.

Das ações, estão corretas
Alternativas