O parecer psicológico é uma manifestação técnica resumida ac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q39955 Psicologia
Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.
O parecer psicológico é uma manifestação técnica resumida acerca de uma questão focal do campo psicológico e, por isso, não se refere a diagnóstico. No parecer, quando não há respostas para determinado quesito, deve-se utilizar as expressões sem elementos de convicção ou aguardar evolução.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

No contexto da avaliação psicológica, o parecer psicológico é um documento que apresenta uma manifestação técnica acerca de uma questão específica no campo da psicologia. Este tipo de documento é resumido e tem como foco responder a uma questão ou demanda específica, sem necessariamente abordar um diagnóstico completo.

Ao redigir um parecer psicológico, é importante destacar que, quando o psicólogo não tem elementos suficientes para responder a um quesito, é apropriado usar expressões como "sem elementos de convicção" ou "aguardar evolução". Isso demonstra responsabilidade e transparência na comunicação dos resultados da avaliação, evitando conclusões precipitadas ou sem embasamento adequado.

Essa abordagem está em conformidade com as práticas éticas e técnicas na elaboração de documentos psicológicos. Um parecer deve ser claro, objetivo e fiel às informações ou limitações encontradas durante a avaliação.

Justificativa para a alternativa correta: A questão está correta ao afirmar que o parecer psicológico é uma manifestação técnica que não se refere diretamente a um diagnóstico e que, na ausência de respostas, devem ser utilizadas as expressões mencionadas. Isso reflete adequadamente o propósito e os limites desse tipo de documento.

Sobre as alternativas incorretas: Não há outras alternativas listadas, pois a questão é de julgamento único. Portanto, a análise se concentra apenas na validação do item apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo"Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.(...)Quando não houver dados para a resposta ou quando o psicólogo não puder ser categórico, deve-se utilizar a expressão “sem elementos de convicção”. Se o quesito estiver mal formulado, pode-se afirmar “prejudicado”,“sem elementos” ou “aguarda evolução”. " Fonte: RESOLUÇÃO CFP N.º 007/2003
O psicólogo parecerista deve fazer a análise do problema apresentado,destacando os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitosapontados e com fundamento em referencial teórico-científico. Havendo quesitos, o psicólogo deve respondê-los de forma sintética e convincente, não deixando nenhum sem resposta. Quando não houver dados para a resposta ou quando o psicólogo não puder ser categórico, deve-se utilizar a expressão “sem elementos de convicção”. Se o quesito estiver mal formulado, pode-se afirmar “prejudicado”, “sem elementos” ou “aguarda evolução”.

Acredito que a questão deveria ser anulada, pois penso que está errada. Existem 2 situações diferentes, não haver resposta ou quesito mal formulado:

Quando não houver dados para a respostaou quando o psicólogo não puder ser categórico, deve-se utilizar a expressão"sem elementos de convicção".

 Se o quesito estiver mal formulado,pode-se afirmar "prejudicado", "sem elementos" ou"aguarda evolução".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo