A respeito de administração de dados e de bancos de dados, j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274685 Banco de Dados
A respeito de administração de dados e de bancos de dados, julgue o próximo item.

A DDL (Data Definition Language) é utilizada em bancos de dados para comandos de UPDATE nas tabelas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

A questão aborda o conhecimento sobre as linguagens específicas usadas na manipulação de bancos de dados, mais especificamente, a DDL, que é a Data Definition Language (Linguagem de Definição de Dados). A DDL é responsável pelas estruturas de armazenamento de dados, ou seja, ela é utilizada para criar, alterar e excluir estruturas de dados, como tabelas, índices e esquemas. Comandos típicos da DDL incluem CREATE, ALTER e DROP.

Por outro lado, a manipulação de registros dentro das tabelas, como inserir, atualizar ou deletar dados, é feito por meio da DML, Data Manipulation Language (Linguagem de Manipulação de Dados). Comandos DML incluem INSERT, UPDATE e DELETE. Portanto, o comando UPDATE, mencionado na questão, faz parte da DML, e não da DDL.

Compreender essa distinção é fundamental para quem trabalha com SQL (Structured Query Language), pois ajuda a entender como estruturar e manipular dados de maneira eficaz dentro de um banco de dados. Para responder corretamente a esta questão, é necessário ter conhecimento dessas categorias de comandos e suas funções específicas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: Errado.

Pensa assim: Preciso fazer o update para manipular o meu banco de dados...

Logo, vou usar o DML (Data Manipulation Language).

Algumas funcionalidades:SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

Quanto ao DDL (Data Definition Language), que é usado para definir e gerenciar estruturas de tabelas e esquemas.

Usa-se: CREATE, ALTER e DROP.

Gab E

DML (Linguagem de Manipulação de Dados) Este grupo é utilizado para realizar consultas, inclusões, exclusões e alterações dos registros das tabelas, ou seja, ele é utilizado para consultar e manipular os dados que estão contidos nas tabelas. Alguns dos comandos utilizados são SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.  

DDL (Linguagem de Definição de Dados) Enquanto o DML é utilizado para manipular os dados que estão inseridos nas tabelas, o DDL é usado para definir estas tabelas, através da sua criação, alteração ou exclusão. Os comandos utilizados são CREATE, ALTER, DROP, TRUNCATE  

DCL (Linguagem de Controle de Dados) Aqui é realizado o controle de quem pode ter acesso para manipular dados dentro de um banco de dados, através de mecanismos de autorização e licenças para os usuários. Os comandos mais utilizados aqui são o GRANT e REVOKE.  

DTL (Linguagem de Transação de Dados) Este grupo é responsável pelo tratamento das transações realizadas em um banco de dados. Os principais comandos desta linguagem são o COMMIT e o ROLLBACK.  

Categorias do SQL:

DDL (DATA DEFINITION LANGUAGE) - Linguagem de Definição de Dados

CREATE - criar bancos de dados, tabelas, índices, entre outros. (Ex: CREATE TABLE ou CREATE VIEW) (CREATE INDEX cria o índice da tabela)

DROP - deletar uma tabela do banco de dados. Apaga a tabela. (O comando DROP TABLE permite excluir do banco de dados a definição de uma tabela e de todos os seus dados.)

ALTER - apagar os dados de uma tabela do banco de dados. Altera a estrutura da tabela. (Ex: Para alterar a estrutura de uma tabela do banco de dados e incluir nela uma nova foreign key, é correto utilizar o comando ALTER TABLE)

TRUNCATE - adicionar, deletar ou modificar colunas do banco de dados. (Ex: TRUNCATE TABLE)

RENAME - renomear uma tabela do banco de dados. (Ex: RENAME TABLE)

------------------

DML (DATA MANIPULATION LANGUAGE) - Linguagem de Manipulação de Dados

SELECT - realizar consultas a dados de uma ou mais tabelas do banco de dados. (Ex: SELECT... FROM) ou (SELECT... FROM... WHERE) ou (SELECT... FROM... GROUP BY) ou (SELECT... FROM... GROUP BY... HAVING). 

INSERT - inserir um registro em uma tabela do banco de dados. (Ex: INSERT INTO .... VALUES)

UPDATE - mudar valores de dados de registros de uma tabela do banco de dados. (Ex: UPDATE... SET... WHERE)

DELETE - remover linhas existentes de uma tabela do banco de dados. Apaga o conteúdo da tabela. (Ex: DELETE... FROM... WHERE)

-----------------

TCL (TRANSACTION CONTROL LANGUAGE) - DTL (DATA TRANSACTION LANGUAGE)

COMMIT - finalizar uma transação dentro de um sistema gerenciador de banco de dados. Utilizado para salvar permanentemente uma transação em um banco de dados. Utilizado para efetivar as mudanças realizadas pelas transações.

ROLLBACK - descartar mudanças nos dados desde o último COMMIT ou ROLLBACK.

--------------

DCL (DATA CONTROL LANGUAGE) - Linguagem de Controle de Dados

GRANT - utilizado para conceder permissão a um usuário em relação a algum objeto. Permite conceder privilégios.

REVOKE - utilizado para remover ou restringir a capacidade de um usuário de executar operações. Permite revogar ou cancelar privilégios.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo