Acerca do trecho destacado: “Embora seja evidente que, objet...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087917 Português
A função social da escola

      Todos nos desenvolvemos em diferentes contextos educativos, e a escola é apenas um deles. Assim como sucede atualmente em muitas culturas, na nossa também não existia escola até um momento histórico bastante recente. Diante da falta das instituições de educação formal, a tarefa de fazer com que os novos membros façam parte do grupo social correspondente, desenvolvendo neles as capacidades próprias de sua cultura, é garantida mediante outro tipo de práticas sociais, fundamentalmente aquelas que se desenvolvem no contexto da família e dos grupos de pares, e mediante a progressiva incorporação das crianças e dos jovens às atividades produtivas dos adultos. Nesses casos, a socialização e o desenvolvimento individual dos membros das novas gerações se tornam possíveis graças à sua participação nas atividades e práticas sociais que ocorrem em tais contextos de desenvolvimento (Solé, 1998).
    Nas sociedades modernas, o aumento do conhecimento e da especialização exige novas aprendizagens cuja aquisição não pode ser garantida mediante a participação desses tipos de práticas e de atividades, mas requer uma ajuda intencional, planejada e sistemática. A institucionalização da educação escolar no decorrer do século XIX, assim como sua universalização e ampliação progressiva durante o século XX são justificadas pelo fato de que tal ajuda é decisiva para que crianças e jovens possam adquirir e desenvolver determinadas capacidades consideradas fundamentais no grupo social do qual fazem parte. Embora seja evidente que, objetivamente, a instituição escolar desempenha muitas outras funções – transmissão da cultura, construção da identidade nacional, reprodução da ordem social, formação da mão de obra de acordo com as exigências do mercado de trabalho etc. – a existência da educação escolar, especialmente, em seus níveis básicos e obrigatórios, só se legitima plenamente mediante sua indispensável função de contribuir para que as crianças e os jovens adquiram e desenvolvam as competências necessárias para se incorporarem como membros de pleno direito à sociedade à qual pertencem.
      Desse ponto de vista, a escola é uma instituição utilizada pela sociedade para oferecer aos membros das novas gerações as experiências de aprendizagem que lhes permitam se incorporar ativa e criticamente a ela. A importância de sua função justifica que a escolarização seja considerada um direito de qualquer cidadão, e seu descumprimento represente um ataque à igualdade de oportunidades (Puelles, 1996). A escola assim entendida é um dos recursos educativos que os grupos sociais possuem, assim como é depositária de uma missão concreta. De fato, ao contrário do que sucede na maioria dos outros contextos de desenvolvimento, a instituição escolar precisa definir explicitamente suas intenções educativas, isto é, estabelecer sua parcela de responsabilidade na tarefa de contribuir com o desenvolvimento e com a socialização das pessoas.
(COLL, César; MARTÍN, Elena. Aprender conteúdos e desenvolver capacidades. Porto Alegre: Artmed, 2004. Adaptado.)
Acerca do trecho destacado: “Embora seja evidente que, objetivamente, a instituição escolar desempenha muitas outras funções – transmissão da cultura, construção da identidade nacional, reprodução da ordem social, formação da mão de obra de acordo com as exigências do mercado de trabalho etc. – a existência da educação escolar, especialmente, em seus níveis básicos e obrigatórios, só se legitima plenamente mediante sua indispensável função de contribuir para que as crianças e os jovens adquiram e desenvolvam as competências necessárias para se incorporarem como membros de pleno direito à sociedade à qual pertencem.” (2º§), analise as afirmativas a seguir.
I. A expressão “Embora seja” poderia ser substituída por “Apesar de ser” mantendo-se a correção do trecho original.
II. Há evidências expressas de situações contrárias às funções da instituição escolar, mas que não são capazes de impedi- -las em sua prática.
III. As informações apresentadas inicialmente acerca da instituição escolar são compreendidas como situações hipotéticas mediante o emprego do termo “Embora”.
IV. A expressão “só se legitima” permite inferir que as funções da instituição escolar apresentadas anteriormente não são suficientes, mas é possível reconhecer a necessidade de uma complementação indispensável.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em conectivos e interpretação textual. Vejamos:


I. Correta.


A expressão "Embora seja" pode ser substituída por "Apesar de ser" sem comprometer a correção do trecho original. Ambas as expressões indicam uma concessão, ou seja, reconhecem que as funções mencionadas anteriormente são válidas, mas há um aspecto adicional a ser considerado.


II. Incorreta.


Não há evidências expressas de situações contrárias às funções da instituição escolar no trecho. Pelo contrário, o trecho destaca que, apesar de existirem outras funções desempenhadas pela instituição escolar, essas funções não impedem a sua prática e não invalidam a sua legitimidade.


III. Incorreta.


As informações apresentadas inicialmente acerca da instituição escolar não são hipotéticas. O termo "Embora" não indica uma situação hipotética, mas sim uma concessão em relação às funções da instituição escolar. Ou seja, reconhece-se a existência dessas outras funções, mas ressalta-se a importância da função de contribuir para que as crianças e jovens se incorporem plenamente à sociedade.


IV. Correta.


A expressão "só se legitima" indica que as funções apresentadas anteriormente não são suficientes para a plena legitimação da instituição escolar. Isso implica o reconhecimento da necessidade de uma complementação indispensável para alcançar essa legitimação. A educação escolar, especialmente em seus níveis básicos e obrigatórios, é destacada como essencial para que as crianças e jovens adquiram as competências necessárias para se tornarem membros de pleno direito da sociedade.




Assim, estão corretas  I e IV, apenas.



Gabarito: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá pessoal, beleza?

com relação ao item II:

"II. Há evidências expressas de situações contrárias às funções da instituição escolar, mas que não são capazes de impedi-las em sua prática."

Não há evidências contrárias expressas apresentadas no trecho do enunciado. O que existe, na verdade, é o que o item IV diz: funções da instituição escolar que não são suficientes.

A alternativa extrapolou na sua interpretação!

Bons estudos!

Instagram para dicas e noticias de concursos:

@AprovacaoACaminho

Gente, mas não teria que mudar o verbo na alternativa I : “(Apesar de ser) evidente que, objetivamente, a instituição escolar (DESEMPENHE) muitas outras funções. ?????

GAB C

gab C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo