(...) tomar a(as) ___________ como problemática configurado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004244 Serviço Social
(...) tomar a(as) ___________ como problemática configuradora de uma totalidade social é remetê-la concretamente à relação ____________ – o que significa, liminarmente, colocar em xeque a ordem burguesa. Enquanto intervenção do Estado burguês no capitalismo _______, a política social deve constituir-se necessariamente em políticas sociais: as sequelas da “questão social” são recortadas como problemáticas particulares (o desemprego, a fome, a carência habitacional, o acidente de trabalho, a falta de escolas, a incapacidade física etc.) e assim enfrentadas. (NETTO, 1992, p. 28).
 Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima, extraído da obra Capitalismo Monopolista e Serviço Social (1992), de José Paulo Netto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(...) tomar a(as) QUESTÃO SOCIAL como problemática configuradora de uma totalidade social é remetê-la concretamente à relação CAPITAL X TRABALHO – o que significa, liminarmente, colocar em xeque a ordem burguesa. Enquanto intervenção do Estado burguês no capitalismo MONOPOLISTA , a política social deve constituir-se necessariamente em políticas sociais: as sequelas da “questão social” são recortadas como problemáticas particulares (o desemprego, a fome, a carência habitacional, o acidente de trabalho, a falta de escolas, a incapacidade física etc.) e assim enfrentadas.

(NETTO, 1992, p. 28).

A intervenção estatal sobre a “questão social” se realiza, com as características que já anotamos: fragmentando-a e parcializando-a. E não pode ser de outro modo: tomar a “questão social” como problemática configuradora de uma totalidade processual específica é remetê-la concretamente à relação capital/trabalho – o que significa, liminarmente, colocar em xeque a ordem burguesa. Enquanto intervenção do Estado burguês no capitalismo monopolista, a política social deve constituir-se necessariamente em políticas sociais: as sequelas da “questão social” são recortadas como problemáticas particulares (o desemprego, a fome, a carência habitacional, o acidente de trabalho, a falta de escolas, a incapacidade física etc.) e assim enfrentadas. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo