Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A No primeiro período do texto, o autor cria, por meio do paralelismo, uma associação entre a época em que sentávamos ao redor das fogueiras e a época em que sentamos em frente à televisão, para viver o imaginário/real
B A simplicidade das narrativas contrapõe-se àquilo que há de fundamental nas histórias, uma vez que nem sempre o narrador é fácil de ser identificado no texto. E, como é da natureza do que é fundamental, histórias são simples. Todas têm começo, meio e fim; personagens e protagonistas; um cenário e um tempo. E mais: toda trama possui um narrador, alguém que escolhe que causo contar, onde o enredo começa e onde termina, o que entra e o que sai. Esse narrador nem sempre é visível, não há como apontar o autor de um mito ou do que entendemos como senso comum.
C A influência da linguagem e das narrativas é preponderante para a libertação ou perpetuação da opressão. Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.
D A neutralidade da narrativa só é possível quando o cuidado com os valores adotados pelo grupo do qual faz parte revelam sua própria visão de mundo.Não existe narrador isento. Por mais cuidadoso que seja, cada um carrega seu conjunto de valores e é perpassado pelos julgamentos e assunções que vêm com a cultura do grupo. Mesmo que não tenha mensagem específica, o contador de histórias sempre parte de sua visão de mundo.
(Se o uso da linguagem amplifica a capacidade de colaboração, Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência.)
C = A influência da linguagem e das narrativas é preponderante para a libertação ou perpetuação da opressão.
Questão pesada! Quase desisti de responder. Respirei e consegui capitar a relação texto/alternativa.
pesadissima pessoa questão!
O comando da questão pede para buscarmos a resposta no próprio texto, ou seja, sem inferências.
Por que a alternativa A está errada?
"A- No primeiro período do texto, o autor cria, por meio do paralelismo, uma associação entre a época em que sentávamos ao redor das fogueiras para tratar daquilo que é real e a época em que sentamos em frente à televisão para viver o imaginário."
Trecho do texto relacionado à questão: "Quando o sol parte e ficamos entretidos ao redor da fogueira ou de frente à telinha, passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário, o território dos mitos, as sutis engrenagens do nosso modelo social."
Perceba que, no texto, o autor não explora uma divergência de comportamentos, mas sim uma congruência, ou seja, tanto antigamente como nos tempos atuais, nós passamos a uma dimensão em que é tênue a fronteira entre o real e o imaginário.
A alternativa C é a correta, conforme o seguinte trecho, no fim do 2° parágrafo: "Se repetimos a narrativa de opressão, perpetuamos sua essência."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo