Julgue o item a seguir, relativos às funções econômicas do E...
A obrigatoriedade de divulgação, pelas instituições financeiras, do custo efetivo total dos empréstimos e financiamentos a pretendente de crédito, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, constitui forma de intervenção do Estado na economia no âmbito de sua função alocativa.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (21)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Discordo do gabarito, acredito que o exemplo da assertiva está relacionada a função reguladora. Porém, como esta é uma classificação recente, as funções dentre as três tradicionais (alocativa, distributiva e estabilizadora) que mais se aproximam do exemplo seriam a estabilizadora e alocativa. Caso entenda que tal exigência contribui para maior estabilidade econômica, uma vez que exige a divulgação de informações mais completas, pode ser considerada parte da função estabilizadora. Caso entenda que tal exigência é um exemplo de serviço público prestado pelas instituições em cumprimento a determinação legal, pode ser considerada parte da função alocativa. Portanto, defenderia a anulação da questão por falta de objetividade na definição do gabarito.
Gab. C
No caso dessa questão, há assimetria de informação, que é uma falha de mercado. Quando o governo atua para diminuir uma falha de mercado, ele atua na função alocativa.
Fonte: Comentário da "Bruna Esteves" (questão repetida Q644819)
(CESPE/2018/EBSERH) O Estado, ao contribuir para a disponibilização de informações acerca do histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, atua no âmbito de sua função alocativa, uma vez que as informações constantes do Cadastro Positivo podem ser consideradas bens públicos. Gabarito: certo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo