O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST’...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2005283 Enfermagem
O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST’s, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais passa a usar a nomenclatura “IST” (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no lugar de “DST” (Doenças Sexualmente Transmissíveis). A nova denominação é uma das atualizações da estrutura regimental do Ministério da Saúde por meio do Decreto nº 8.901/2016. De acordo com o Protocolo Clínico e com as Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais, Ministério da Saúde, 2019, assinale a alternativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Quanto às manifestações clínicas, na Sífilis terciária podem ocorrer: acometimento do sistema nervoso e cardiovascular (dilatação aórtica, regurgitação aórtica, estenose do óstio carotídeo); formação de gomas sifilíticas (tumorações com tendência a liquefação) na pele, mucosas, ossos ou qualquer tecido.

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela apresenta várias fases: primária, secundária, latente e terciária, cada uma com manifestações clínicas específicas. A Sífilis terciária pode ocorrer anos após a infecção inicial e se caracteriza por lesões graves que podem afetar vários sistemas do corpo.

A alternativa E é a correta porque descreve precisamente as manifestações clínicas da Sífilis terciária. Nesta fase, é comum o acometimento do sistema nervoso (neurosífilis) e cardiovascular (sífilis cardiovascular) com possíveis complicações como dilatação aórtica e regurgitação aórtica. Além disso, a formação de gomas sifilíticas, que são lesões granulomatosas, pode ocorrer em diversos tecidos.

Agora vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Quanto à evolução, a Sífilis é classificada recente quando a infecção tem menos de 3 anos de duração e tardia quando tem mais de 3 anos de duração

Essa alternativa está incorreta. A Sífilis recente é definida quando a infecção tem menos de 1 ano de duração, e não 3 anos. A definição de "Sífilis tardia" aplica-se a infecções com mais de 1 ano.

B - Quanto aos estágios, a Sífilis primária ocorre no período de 7 a 90 dias após o contato

Embora a Sífilis primária realmente possa ocorrer dentro deste período, essa alternativa não é a mais apropriada para a questão, pois não aborda de forma clara as manifestações clínicas ou o estágio específico mencionado no enunciado.

C - Quanto aos estágios, a Sífilis terciária ocorre no período de 6 semanas a 6 meses após o contato

Essa informação está incorreta. A Sífilis terciária geralmente se manifesta anos após a infecção inicial, e não em semanas ou meses. Esse é um estágio tardio da doença.

D - Quanto às manifestações clínicas, na Sífilis terciária podem ocorrer: erupções cutâneas em forma de máculas (roséola) e/ou pápulas, principalmente no tronco; lesões eritemato-escamosas palmo-plantares; placas eritematosas branco-acinzentadas nas mucosas e alopecia em clareira e madarose

Essa alternativa descreve manifestações da Sífilis secundária, não da Sífilis terciária. Na Sífilis terciária, as manifestações são mais graves e envolvem o sistema nervoso e cardiovascular, além de gomas sifilíticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a E. Essa questão aborda as manifestações clínicas da Sífilis terciária. A Sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida sexualmente. A Sífilis pode ser classificada em primária, secundária, latente e terciária, de acordo com a fase da doença. Na Sífilis terciária, as manifestações clínicas são mais graves e podem acometer o sistema nervoso e cardiovascular, além da formação de gomas sifilíticas em diversos tecidos do corpo. É importante ressaltar que a nomenclatura "IST" foi adotada no lugar de "DST" para enfatizar a ideia de prevenção e evitar o estigma associado ao termo "doença".

A - ERRADA - Quanto à evolução, a Sífilis é classificada recente quando a infecção tem menos de 2 anos de duração e tardia quando tem mais de 2 anos de duração

B - ERRADA - Quanto aos estágios, a Sífilis primária ocorre no período de 10 a 90 dias após o contato

C - ERRADO - Quanto aos estágios, a Sífilis terciária ocorre no período de 2 a 40 anos após o contato

D - ERRADO - Quanto às manifestações clínicas, na Sífilis secundária podem ocorrer: erupções cutâneas em forma de máculas (roséola) e/ou pápulas, principalmente no tronco; lesões eritemato-escamosas palmo-plantares; placas eritematosas branco-acinzentadas nas mucosas e alopecia em clareira e madarose

E - CERTO - Quanto às manifestações clínicas, na Sífilis terciária podem ocorrer: acometimento do sistema nervoso e cardiovascular (dilatação aórtica, regurgitação aórtica, estenose do óstio carotídeo); formação de gomas sifilíticas (tumorações com tendência a liquefação) na pele, mucosas, ossos ou qualquer tecido

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo