Baseado no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2005286 Enfermagem
Baseado no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, Ministério da Saúde, 2014 a eficácia e a segurança dos imunobiológicos estão fortemente relacionadas ao seu manuseio e à sua administração. Sobre isso, pode-se afirmar que:
I- São locais mais utilizados para a vacinação por via subcutânea: a região do deltoide no terço proximal; a face superior externa do braço; a face anterior e externa da coxa; e a face anterior do antebraço;
II- As regiões anatômicas selecionadas para a injeção intramuscular devem estar próximas dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa e o músculo deltoide são as áreas mais utilizadas;
III- A quantidade de imunobiológicos disponíveis atualmente muitas vezes torna necessária a utilização da mesma região muscular para a administração concomitante de duas vacinas. Os locais das injeções devem ser sobre o eixo da coxa, separados por pelo menos 2,0 cm de distância;
IV- A quantidade de imunobiológicos disponíveis atualmente muitas vezes torna necessária a utilização da mesma região muscular para a administração concomitante de duas vacinas. A administração de múltiplas vacinas em um mesmo músculo não reduz o seu poder imunogênico, mas aumenta a frequência e a gravidade dos eventos adversos;
V- Os locais mais utilizados para a administração de injeções endovenosas são as veias periféricas superficiais.
Estão corretas, apenas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E.

Vamos analisar cada uma das afirmações para entender por que essa é a resposta correta:

I- Locais de vacinação por via subcutânea:

Os locais mais comuns para injeção subcutânea são realmente a região do deltoide, a face superior externa do braço, a face anterior e externa da coxa e a face anterior do antebraço. Portanto, esta afirmação está correta.

II- Locais para injeção intramuscular:

A afirmação está incorreta porque as regiões anatômicas selecionadas para injeções intramusculares devem evitar estar próximas de grandes nervos e vasos sanguíneos. O músculo deltoide e o músculo vasto lateral da coxa são de fato áreas utilizadas, mas o critério não é estar próximo de grandes nervos e vasos.

III- Administração concomitante em uma mesma região muscular:

A prática recomendada é separar as injeções em diferentes locais e não precisamente sobre o eixo da coxa com 2,0 cm de distância. Esta afirmação está incorreta quanto às recomendações precisas.

IV- Administração de múltiplas vacinas em um mesmo músculo:

Embora a administração de múltiplas vacinas no mesmo músculo seja possível, a afirmação de que isso aumenta a frequência e a gravidade dos eventos adversos não é precisa. O aumento de reações adversas não é uma regra geral, portanto, essa afirmação está incorreta.

V- Locais para injeções endovenosas:

Os locais mais usados para injeções endovenosas são, de fato, as veias periféricas superficiais. Assim, esta afirmação está correta.

Portanto, as afirmações I e V estão corretas, justificando a escolha da alternativa E.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não se pode aplicar duas vacinas no mesmo músculo, e não se aplica intramuscular perto de nervos e vasos sanguineos. Eliminando as duas opções a questao se torna mais clara.

Gab. E

O músculo vasto lateral da coxa, devido à sua grande massa muscular, é o local recomendado para a administração simultânea de duas vacinas, principalmente em crianças menores de 2 anos de idade. 

Recomendações para a Administração de Duas Vacinas na Mesma Região Muscular (vasto lateral):

• Os locais das injeções devem ser sobre o eixo da coxa, separados por pelo menos 2,5 cm de distância.

• Registre na caderneta de vacinação o lado direito (D) ou esquerdo (E) do respectivo membro em que as vacinas foram administradas, a fim de identificar a ocorrência de evento adverso local e associá-lo com a respectiva vacina.

• A administração de múltiplas vacinas em um mesmo músculo não reduz o seu poder imunogênico nem aumenta a frequência e a gravidade dos eventos adversos.

• Deve-se aproveitar a mesma visita ao serviço de vacinação e vacinar o usuário conforme esquema preconizado para os grupos e/ou a faixa etária, oferecendo proteção contra as doenças imunopreveníveis e minimizando as oportunidades perdidas de vacinação.

ATENÇÃO: No adulto, deve-se evitar a administração de duas vacinas no mesmo deltoide, exceto se os imunobiológicos forem administrados por diferentes vias (uma subcutânea e outra intramuscular, por exemplo).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo