O governo da Índia promoveu uma discussão sobre a infraestru...
O governo da Índia promoveu uma discussão sobre a infraestrutura educacional do país, com o propósito de estabelecer os requisitos para a sociedade do conhecimento do ano 2020 e definir um plano de ação para a área. Para tanto, será necessário analisar o posicionamento competitivo da educação na Índia, o que foi feito com a utilização da análise SWOT. A relação de itens levantados foi a seguinte:
A. Universidades bem estabelecidas;
B. Falta de motivação de professores e de estudantes;
C. Importância crescente dos trabalhadores do conhecimento;
D. Competição de outros países, como China, Rússia, Irlanda e Filipinas;
E. Educação superior pode não ser acessível a crianças pobres;
F. Uso de internet para serviços e comercialização de softwares, levando alunos a criar escolas modelos na educação;
G. Educação centralizada na avaliação;
H. Custos aceitáveis na educação;
I. Língua inglesa como meio de educação;
J. Fracos vínculos entre educação e academia.
(Projeto EDRKS – Resultado da análise SWOP conforme Chowdary , 1998, citado em Tarapanoff , 2001)
Qual das alternativas apresenta a análise SWOT correta?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa A.
Vamos entender o porquê de cada elemento listado ser classificado dessa maneira dentro da análise SWOT:
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão utilizada para identificar e analisar os Pontos Fortes (Strengths), Pontos Fracos (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) de uma organização ou contexto, como no caso da infraestrutura educacional na Índia.
**Pontos Fortes (Strengths):**
- A. Universidades bem estabelecidas: Indica que a Índia já possui instituições de ensino superior reconhecidas, o que é uma base sólida para o desenvolvimento educacional.
- H. Custos aceitáveis na educação: O aspecto financeiro é um ponto positivo, tornando a educação acessível para mais pessoas.
- I. Língua inglesa como meio de educação: O uso do inglês facilita a integração dos alunos no mercado global e em ambientes acadêmicos internacionais.
**Pontos Fracos (Weaknesses):**
- B. Falta de motivação de professores e de estudantes: Um problema que impacta diretamente a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos.
- G. Educação centralizada na avaliação: Pode limitar o desenvolvimento de habilidades mais amplas e críticas dos estudantes.
- J. Fracos vínculos entre educação e academia: A falta de integração entre ensino e pesquisa pode prejudicar a inovação e a aplicação prática do conhecimento.
**Oportunidades (Opportunities):**
- C. Importância crescente dos trabalhadores do conhecimento: A demanda por profissionais qualificados oferece chances de crescimento e inovação no setor educacional.
- F. Uso de internet para serviços e comercialização de softwares, levando alunos a criar escolas modelos na educação: A tecnologia possibilita novas metodologias de ensino e facilita a disseminação do conhecimento.
**Ameaças (Threats):**
- D. Competição de outros países, como China, Rússia, Irlanda e Filipinas: A concorrência internacional pode dificultar a atração de estudantes e investimentos.
- E. Educação superior pode não ser acessível a crianças pobres: A exclusão de partes significativas da população pode limitar o desenvolvimento do país e perpetuar desigualdades.
A análise SWOT é vital para que gestores possam traçar estratégias eficazes, aproveitando pontos fortes e oportunidades, enquanto minimizam pontos fracos e ameaças.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A. Opinião: gabarito polêmico. A princípio vi a C como resposta.
PALUDO (2013):
ossível interferência das ações de governo em seu negócio.
Praticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.
Atenção → Para fins de concurso público considera-se que as variáveis internas (pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.
Análise interna
A análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Consiste na análise do estoque de conhecimentos e de sua validade atual. Identifica com clareza quais as práticas atuais da organização, e o seu modo de fazer.
Pontos fortes são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser considerados na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado também é considerado um ponto forte da organização.
Pontos fracos são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los.
Nessa etapa é feita a avaliação do desempenho da organização em relação a todas as áreas funcionais, para identificar quais as competências, fatores ou características que a empresa possui para atingir seus objetivos. Identificam-se os pontos fortes e também as carências de cada área
Também vi o a letra C como resposta,pois como refere-se a um plano de ação para o país acreditava que a lingua patria seria a mais requisitada.
Demorei porém acertei... rsrs uma análise criteriosa
Não entendi a razão da lingua inglesa ser considerada um ponto forte; a considerei como ameaça e meu gabarito foi a letra C.
O fato da India já ter a lingua inglesa no seu currículo escolar é ponto forte, por ser uma língua universal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo