A malária provocada pelo Plasmodium falciparum é potencialme...
A malária provocada pelo Plasmodium falciparum é potencialmente a mais letal. Sua presença deve, portanto, ser considerada no diagnóstico diferencial de febre inexplicada e história de viagem ou residência em áreas endêmicas. Em relação à malária, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.
( ) A maioria dos pacientes com infecção por P. falciparum se torna sintomática nos 30 dias que sucedem à exposição, enquanto que, para outras espécies de Plasmodium, pode haver um retardo de 6 meses ou mais.
( ) Os episódios febris que acompanham um indivíduo com malária por P. falciparum têm periodicidade quartã clássica.
( ) O diagnóstico da malária, em geral, é estabelecido pela demonstração da presença de parasitas em esfregaços de sangue espesso e delgado.
( ) O eritrócito infectado por P. falciparum, em geral, apresenta formato de foice e é maior que um eritrócito normal.
( ) Quando esquizontes são identificados no sangue periférico, a determinação do número de merozoitos é útil na identificação das várias espécies de Plasmodium.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda aspectos importantes da malária, especialmente a infecção pelo Plasmodium falciparum, que é a espécie mais letal do parasita. Para responder a esta questão, é necessário ter conhecimentos sobre o ciclo de vida do parasita, métodos de diagnóstico e características dos episódios febris associados à infecção.
Alternativa Correta: C - (V) (F) (V) (F) (V)
Justificativa:
1. Primeira Afirmativa: (V)
A maioria dos pacientes com infecção por P. falciparum se torna sintomática nos 30 dias que seguem à exposição. Esta afirmação é verdadeira porque o P. falciparum geralmente tem um período de incubação curto em comparação com outras espécies de Plasmodium, que podem demorar meses para manifestar sintomas.
2. Segunda Afirmativa: (F)
Os episódios febris devido à malária por P. falciparum não têm periodicidade quartã clássica, mas sim uma febre irregular ou diária. Portanto, esta afirmação é falsa.
3. Terceira Afirmativa: (V)
O diagnóstico da malária, em geral, é estabelecido pela presença de parasitas em esfregaços de sangue espesso e delgado. Esta é uma prática comum e correta no diagnóstico laboratorial da malária, tornando a afirmação verdadeira.
4. Quarta Afirmativa: (F)
Eritrócitos infectados por P. falciparum não apresentam formato de foice. Essa característica é associada à anemia falciforme, não à malária. Portanto, a afirmação é falsa.
5. Quinta Afirmativa: (V)
A determinação do número de merozoitos é útil na diferenciação entre as espécies de Plasmodium, pois cada espécie tem um número característico de merozoitos liberados. Assim, esta afirmação é verdadeira.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - (F) (V) (F) (V) (V): Incorreto porque a primeira afirmativa é verdadeira.
B - (F) (V) (V) (F) (F): Incorreto porque a primeira e a última afirmativas são verdadeiras.
D - (V) (F) (F) (V) (V): Incorreto porque a terceira afirmativa é verdadeira.
E - (V) (F) (V) (V) (V): Incorreto porque a quarta afirmativa é falsa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Falciparum: terçã maligna
O eritrócito infectado por P. falciparum, em geral, apresenta formato de foice e é menor que um eritrócito normal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo