A respeito das ideias do texto, julgue os itens a seguir.De ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327852 Português
A respeito das ideias do texto, julgue os itens a seguir.


De acordo com o texto, o governo brasileiro é negligente com relação às necessidades básicas da classe operária.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errada.
A urbanização irresponsável causada pelo processo de industrialização e pela ausência de reforma agrária faz com que o direito de moradia e o de locomoção, ainda que direitos originários de necessidades humanas básicas, expressos na Constituição, sejam sistematicamente ignorados...
A questão extrapola ao afirmar isso, afinal, a classe operária tem outras necessidades básicas. Isso fica evidente com a conjução concessiva ainda que, que concede uma ideia oposta daquela expressa na oração principal, isto é, admitem uma contradição ou fato inesperado.

 
A urbanização irresponsável causada pelo processo de industrialização e pela ausência de reforma agrária faz com que o direito de moradia e o de locomoção, ainda que direitos originários de necessidades humanas básicas, expressos na CF, sejam sistematicamente ignorados...

Eu entendi que o direito de moradia e de locomoção são necessidades humanas básicas (e o texto ressalta com a expressão "ainda que", embora) e que tais direitos, mesmo sendo de necessidade básica, foram ignorados pelo Governo, quando este deixou ocorrer a urbanização irresponsável.

Ao meu ver, questão certa.

Não entendi a explicação da colega acima.
O governo brasileiro é negligente com relação à moradia, à locomoção e aos valores culturais, mas não podemos dizer que ele é negligente com relação às necessidades básicas da classe operária, pois estariamos generalizando.
Não se enganem com a CESPE, em momento algum o texto cita "governo".

Jamais devemos ir pela lógica.
Exato, André. O texto não pede nenhuma inferência na interpretação.

bons estudos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo