Adolescente de 15 anos, baixa renda, é trazido ao serviço pú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2015 - TJ-SC - Odontólogo |
Q482844 Odontologia
Adolescente de 15 anos, baixa renda, é trazido ao serviço público com queixa de dificuldade de mastigação e queixa estética em decorrência de perdas múltiplas dentárias. Ao exame clínico e radiográfico, verifica-se a presença de extensos espaços edêntulos bilaterais em ambos os arcos dentários, bem como na região ântero-superior. Levando-se em consideração o relato, a indicação protética para o referido paciente é a confecção de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a próteses parciais removíveis (Alternativa E).

A questão aborda a escolha da reabilitação protética mais adequada para um adolescente de baixa renda com múltiplas perdas dentárias e extensos espaços edêntulos. Para responder corretamente, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes tipos de próteses dentárias e suas indicações.

Justificação da alternativa correta:

Próteses parciais removíveis (PPR) são a escolha mais apropriada para o paciente descrito, especialmente considerando sua faixa etária e condição econômica. Essas próteses são indicadas para casos com múltiplos espaços edêntulos e oferecem uma solução funcional e estética, permitindo que o paciente restaure a mastigação e a aparência de maneira acessível. Além disso, são facilmente ajustáveis, o que é uma vantagem para um adolescente que ainda pode estar em fase de crescimento.

Análise das alternativas incorretas:

  • Sobredentaduras (Alternativa A) são próteses que se encaixam sobre dentes preparados ou implantes, mas não são indicadas no caso de espaços edêntulos extensos e múltiplos, como o descrito.
  • Pontes fixas (Alternativa B) requerem dentes pilares saudáveis para suporte, o que não parece estar disponível para o paciente devido à extensão dos espaços edêntulos.
  • Próteses unitárias (Alternativa C) são indicadas para substituir um único dente perdido, o que não atende à necessidade do paciente com múltiplas ausências dentárias.
  • Próteses sobre implantes (Alternativa D) oferecem uma solução fixa para espaços edêntulos, mas geralmente são uma opção mais onerosa e complexa, podendo não ser a melhor escolha para um paciente de baixa renda.

Considerando todos os aspectos mencionados, a próteses parciais removíveis são a melhor escolha para esse caso específico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Paciente

baixa renda!

Não cabe, de acordo com o princípio da integralidade, fazer planejamento de Prótese Fixa ou implantes devido ao seu baixo poder aquisitivo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo