Na modelagem de determinado sistema de informação, um objeto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47413 Engenharia de Software
Na modelagem de determinado sistema de informação, um objeto remetente X deve ficar bloqueado até que o objeto destinatário Y termine de atender à requisição. Na UML, que tipo de mensagem é indicada para representar a situação descrita?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Síncrona.

A questão aborda um cenário de comunicação entre objetos em um sistema de informação, onde o objeto remetente (X) precisa esperar o objeto destinatário (Y) completar o processamento de uma requisição antes de prosseguir. O tipo de mensagem que melhor descreve essa interação é fundamental para o entendimento da dinâmica de operações em um diagrama de sequência UML (Unified Modeling Language).

Em UML, mensagens síncronas são aquelas em que o remetente espera a resposta do destinatário antes de continuar seu processo. Isso é representado por uma linha sólida com uma ponta de seta fechada, acompanhada por uma linha de vida (representada por um retângulo estreito e longo) que indica o tempo de espera do objeto remetente até o retorno da mensagem.

A alternativa B é a correta porque descreve exatamente a situação da questão: um objeto está esperando a resposta de outro (comportamento síncrono) antes de prosseguir. Mensagens síncronas são utilizadas quando a interação requer uma resposta para a continuação do fluxo de execução, caracterizando um mecanismo de espera, que confere ao modelo a semântica de bloqueio até que a operação invocada seja concluída.

As demais opções não descrevem corretamente o cenário:

  • Simples: Refere-se a uma mensagem genérica, sem especificação do tipo de espera envolvida.
  • Assíncrona: O remetente não espera pela resposta para continuar seu processamento, o que é diferente do cenário proposto.
  • Atemporal: Não é um termo comumente usado em UML para descrever mensagens.
  • Cíclica: Implica em uma repetição ou loop, o que também não corresponde à situação descrita na questão.

Portanto, a comunicação síncrona é a mais apropriada para representar a espera do objeto X pelo término do processamento do objeto Y, como descrito no enunciado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

 Mensagens Síncronas

 

 

Mensagens síncronas são mensagens que implicam um sincronismo rígido entre os estados do objeto que envia a mensagem e os do objeto de destino da mensagem. Um sincronismo entre objetos pode ser entendido, de uma forma geral, como uma dependência na evolução de estado de um objeto sobre o estado de um segundo objeto. De uma forma mais direta, pode-se dizer que uma mensagem síncrona implica que o objeto que enviou a mensagem aguarde a conclusão do processamento da mensagem (entendida como um sinal de sincronismo) feito pelo objeto destino, para então prosseguir seu fluxo de execução. 

 

Mensagens Assíncronas

 

Mensagens assíncronas são mensagens enviadas de um objeto a outro sem que haja uma dependência de estado entre os dois objetos. O objeto de origem envia a mensagem e prossegue seu processamento independentemente do tratamento da mensagem feita no objeto destino.

 

Mensagem síncrona -  objeto remetente X não executada nada e não segue seu fluxo até que o objeto destinatário Y responda à mensagem
Mensagem assíncrona -  objeto remetente X segue seu fluxo/executa outras atividades e não aguarda até que o objeto destinatário Y responda à mensagem

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo