A Lei n° 8.080/1990 regula, em todo o território nacional, a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069666 Enfermagem
A Lei n° 8.080/1990 regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. Com base no texto legal, estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Promoção de rotas auxiliares de transporte público coletivo, visando melhor acesso dos pacientes às centrais hospitalares municipais.

A Lei nº 8.080/1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, estabelece o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ela regula ações e serviços de saúde executados por entidades públicas e privadas em todo o território nacional. Para resolver essa questão, é fundamental entender quais ações estão incluídas no campo de atuação do SUS conforme descrito na legislação.

A alternativa C está correta ao ser apontada como a exceção. A promoção de rotas auxiliares de transporte público coletivo, mesmo sendo importante para o acesso dos pacientes às centrais hospitalares, não é competência direta do SUS. Esse tipo de ação normalmente é de responsabilidade dos órgãos de transporte e mobilidade urbana de cada município, e não diretamente do sistema de saúde.

Vamos agora justificar as alternativas incorretas:

A - Ações de vigilâncias sanitária e epidemiológica: Conforme a Lei nº 8.080/1990, o SUS é responsável por ações de vigilância sanitária e epidemiológica, que são essenciais para a promoção da saúde pública, monitorando e controlando doenças e fatores ambientais que possam afetar a saúde da população.

B - Fiscalização e inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano: Essa é outra área de atuação do SUS, uma vez que a vigilância sanitária inclui a inspeção de alimentos, água e bebidas para garantir que estejam em condições adequadas para o consumo humano, prevenindo doenças e promovendo a saúde.

D - Vigilância nutricional e a orientação alimentar: A vigilância nutricional e a orientação alimentar são partes do campo de atuação do SUS, com o intuito de prevenir doenças relacionadas à nutrição e promover hábitos alimentares saudáveis entre a população.

E - Ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica: O SUS deve fornecer assistência terapêutica integral, que inclui consultas médicas, exames, internações e tratamento com medicamentos, garantindo o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.

Em resumo, todas as alternativas, exceto a C, descrevem atividades que estão claramente dentro do campo de atuação do SUS conforme a Lei nº 8.080/1990. A alternativa C, envolvendo a promoção de rotas de transporte, não faz parte das atribuições diretas do SUS.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresentada exige conhecimento sobre a Lei n° 8.080/1990, que estabelece as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Os itens A, B, D e E estão diretamente relacionados às atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS) conforme a lei. As ações de vigilância sanitária e epidemiológica (A), a fiscalização e inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano (B), a vigilância nutricional e a orientação alimentar (D) e as ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica (E), são todas atividades reconhecidamente dentro do escopo do SUS. Entretanto, a promoção de rotas auxiliares de transporte público coletivo para melhorar o acesso dos pacientes às centrais hospitalares municipais (C) não é uma função típica do SUS. Embora o acesso aos serviços de saúde seja crítico e o SUS possa colaborar na discussão de políticas integradas para facilitar esse acesso, a responsabilidade direta pelo transporte público é do setor de transporte e urbanismo, e não da saúde. Portanto, essa atividade não está incluída no campo de atuação do SUS de acordo com a legislação vigente, o que justifica a alternativa C como a correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo