De acordo com Oliveira (2004), a avaliação de empresas é o...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os métodos de avaliação de empresas. Neste caso, marquemos a alternativa que contém os métodos que completam as lacunas apresentadas.
“Os modelos de avaliação de ativos classificam-se em valores de entrada e valores de saída. A utilização de valores de entrada é mais adequada em situações de continuidade, porque fornece valores mais objetivos e não existe a necessidade de ativo sendo negociado regularmente no mercado para realizar a sua mensuração. Os modelos de mensuração de ativos a valores de saída referem-se ao preço de troca do ativo no mercado, ou seja, o valor que o mercado pagaria pelo ativo (valor de realização). O valor líquido realizável é uma forma de avaliação de ativos a valores de saída e é obtido a partir do preço de venda cotado sobre a demanda do mercado, ou seja, considera o preço de venda subtraído do custo de realização. A avaliação baseada no custo histórico é uma forma de avaliação de ativos a valores de entrada e trata-se de um conceito estático de avaliação que não considera os efeitos da variação nos níveis de preços e representa o esforço financeiro efetuado no momento da aquisição ou produção que corresponde ao preço combinado entre comprador e vendedor. (Santos, Schmidt, Fernandes, 2006)
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
OLIVEIRA, Djalma de P. R. Manual de Avaliação de Empresas e Negócios. São Paulo: Atlas, 2004.
SANTOS, José L. dos; SCHMIDT, Paulo; FERNANDES, Luciane A. Avaliação de empresas: foco nos modelos a valores de entrada e de saídas. São Paulo: Atlas, 2006.
valores de entrada / valores de saída / valor líquido realizável / custo histórico
Contabilidade + TI
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo