A lesão por ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) repr...
A lesão por ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) representa 50% de todas as lesões que afetam o complexo articular do joelho. Esse tipo de lesão provoca disfunções biomecânicas que limitam as atividades funcionais. Avalie as afirmações a seguir:
I - O LCA é um dos principais ligamentos que une o fêmur à tíbia, não permitindo que a tíbia deslize anteriormente em relação ao fêmur e proporcionando estabilidade rotacional ao joelho.
II - As lesões ligamentares podem classificar-se em grau I, II e III, e a primeira é caracterizada por uma ruptura total do ligamento, causando assim instabilidade articular.
III - O tratamento conservador da lesão do LCA, indicado para rupturas totais, tem o objetivo de evitar a instabilidade do joelho e promover a restauração da função do ligamento.
IV - Fortalecer a musculatura, evitar ou diminuir dor e edema e ganhar amplitude de movimento são objetivos da fisioterapia no tratamento conservador da lesão do LCA.
V - A reabilitação proprioceptiva na lesão de LCA tem como objetivo melhorar coordenação, agilidade e confiança pelo meio do crescimento das respostas de defesa e do equilíbrio articular.
É correto apenas o que se afirma em: