Com o avanço da odontologia minimamente invasiva, o manejo d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2533829 Odontologia

Com o avanço da odontologia minimamente invasiva, o manejo da cárie dentária vem mudando com o passar dos anos e a principal diretriz que deve ser seguida pelo profissional é a manutenção funcional dos dentes durante a vida dos pacientes. De acordo com a etiopatogenia da doença cárie, avalie as assertivas a seguir.


I- A cárie dentária é uma doença crônica e multifatorial.


II- A cárie dentária é uma doença caracterizada por uma alteração ecológica e/ou metabólica no ambiente do biofilme dentário, ocasionada por episódios frequentes de exposição a carboidratos alimentares fermentáveis, aumentando o potencial hidrogeniônico e diminuição do fluxo salivar.


III- A cárie apresenta um desequilíbrio entre a perda de minerais (desmineralização) e o ganho de minerais (remineralização) nos tecidos mineralizados do dente, provocando o surgimento inicial de manchas brancas opacas sobre a superfície do esmalte dentário.


IV- A teoria ecológica do biofilme dentário é, atualmente, a mais completa explicação que representa a interrelação entre o biofilme, os tecidos dentários e os fluidos bucais. Esta teoria propõe que a cárie é advinda da mudança do ambiente intra-oral, alterando a homeostase da microbiota oral residente e do hospedeiro.


V- A doença cárie desenvolve-se em regiões em que o depósito microbiano e a formação do biofilme permanecem sobre a superfície dentária, sem sofrer perturbação e/ou desorganização mecânica.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas