Assinale a alternativa na qual os termos destacados são equi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244286 Português
     (1) Podemos começar pensando na seguinte questão: O que caracteriza a cultura brasileira? Certamente, ela possui suas particularidades quando comparada ao restante do mundo, principalmente quando nos debruçamos sobre um passado marcado pela miscigenação racial entre índios, europeus e africanos.
     (2) A cultura brasileira em sua essência seria composta por uma diversidade cultural, fruto dessa aproximação que se desenvolveu desde os tempos de colonização, a qual, como sabemos, não foi, necessariamente, um processo amistoso entre colonizadores e colonizados, entre brancos e índios, entre brancos e negros. Se é verdade que portugueses, indígenas e africanos estiveram em permanente contato, também é fato que essa aproximação foi marcada pela exploração e pela violência impostas a índios e negros pelos europeus colonizadores, os quais, a seu modo, tentavam impor seus valores, sua religião e seus interesses.
     (3) Ao retomarmos a ideia de cultura, podemos afirmar que, apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira, no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que poderiam compor o que alguns autores chamam de ‘caráter nacional’.
     (4) A culinária africana misturou-se à indígena e à europeia; os valores do catolicismo europeu fundiram-se às religiões e aos símbolos africanos, configurando o chamado sincretismo religioso; as linguagens e vocabulários afros e indígenas somaram-se ao idioma oficial da coroa portuguesa, ampliando as formas possíveis para denominarmos as coisas do dia a dia; o gosto pela dança, assim como um forte erotismo e apelo sexual juntaram-se ao pudor de um conservadorismo europeu. Assim, do vatapá ao chimarrão, do frevo à moda de viola caipira, da forte religiosidade ao carnaval e ao samba, tudo isso, a seu modo, compõe aquilo que conhecemos como cultura brasileira. Ela seria resultado de um Brasil-cadinho (aqui se fazendo referência àquele recipiente, geralmente de porcelana, utilizado em laboratório para fundir substâncias), no qual as características das três “raças” teriam se fundido e criado algo novo: o brasileiro. [...]
     (5) Ainda hoje há quem acredite que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, com maior liberdade, respeito e harmonia entre as pessoas de origens, etnias e cores diferentes. Contudo, não são poucos os autores que já apontaram a questão da falsidade dessa democracia racial, defendendo a existência de um racismo velado, implícito, muitas vezes, nas relações sociais. Dessa forma, o discurso da diversidade, do convívio harmônico e da tolerância entre brancos e negros, pobres e ricos, acaba por encobrir ou sufocar a realidade da desigualdade, tanto do ponto de vista racial como de classe social. Ainda hoje, mesmo com leis claras contra atos racistas, é possível afirmarmos a existência do preconceito de raça na sociedade brasileira, no transporte coletivo, na escola, até no ambiente de trabalho.
     (6) Como sugere o antropólogo Darcy Ribeiro, mais do que preconceitos de raça ou de cor, têm os brasileiros um forte preconceito de classe social. Dessa forma, o Brasil da diversidade é, ao mesmo tempo, o país da desigualdade. Por isso tudo, é importante que, ao iniciarmos uma leitura sobre a cultura brasileira, possamos ter um senso crítico mais aguçado, tentando compreender o processo histórico da formação social do Brasil e seus desdobramentos no presente para além das versões oficiais da história.
Disponível em: http://www.clic101.com.br/ver/133/O-Brasil-da-diversidade-e-ao-mesmo-tempo-o-pais-da-desigualdade. Acesso em: 29/10/18. Adaptado. 
Assinale a alternativa na qual os termos destacados são equivalentes do ponto de vista semântico, no contexto em que se inserem.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Análise da Questão:

Esta questão exige que você identifique pares de palavras que sejam equivalentes semanticamente no contexto do texto. Ou seja, você deve procurar por termos que tenham significado semelhante dentro das alternativas apresentadas.

Alternativa Correta:

D - "Os valores do catolicismo europeu fundiram-se / uniram-se às religiões e aos símbolos africanos, configurando o chamado sincretismo religioso."

Nesta alternativa, os termos "fundiram-se" e "uniram-se" são equivalentes em significado. Ambos indicam a ideia de misturar ou juntar, o que faz sentido no contexto de sincretismo religioso, onde diferentes valores e práticas se combinam.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - "Certamente, [a cultura brasileira] possui suas particularidades / regularidades quando comparada ao restante do mundo."

Os termos "particularidades" e "regularidades" não são equivalentes. "Particularidades" refere-se a características únicas, enquanto "regularidades" implica em padrões comuns, o que torna-os opostos semânticos.

B - "É fato que essa aproximação foi marcada pela exploração e pela violência impostas a / liberadas para índios e negros pelos europeus colonizadores."

Aqui, "impostas a" indica algo forçado, enquanto "liberadas para" sugere permissão ou concessão, sendo portanto semanticamente opostos.

C - "Apesar desse contato hostil, o processo de mestiçagem / reciclagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira."

"Mestiçagem" refere-se à mistura de diferentes etnias, enquanto "reciclagem" refere-se a reutilização de materiais, não havendo equivalência semântica entre os termos.

E - "Não são poucos os autores que defendem a existência de um racismo velado / fincado, implícito, muitas vezes, nas relações sociais."

"Velado" indica algo oculto ou disfarçado, enquanto "fincado" significa algo enraizado ou estabelecido, portanto não são semanticamente equivalentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

 Os valores do catolicismo europeu fundiram-se / uniram-se às religiões e aos símbolos africanos, configurando o chamado sincretismo religioso. (4º parágrafo)

➥ Os verbos possuem significado equivalente: combinar várias coisas num todo só (=unir). 

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

A) particularidades = características, singularidades

regularidades = constâncias, continuidades

B) impostas a (impor) = fazer com que seja obrigatório, determina

liberadas para = liberta, cedida, dada

C) mestiçagem = mistura de raças, de povos e de diferentes etnias

reciclagem = forma de reaproveitamento das matérias primas que são descartadas

E) velado = escondido, coberto

fincado = preso, cravado

fundir/ unir tem sentidos similares no contexto

GAB : D

RUMO A PMPE !

2024/2025/2026.....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo