Um psicólogo escolar foi contratado por determinada escola p...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
Vamos entender por que a alternativa D é a mais adequada, assim como analisar as demais opções.
O tema central dessa questão é a conduta ética do psicólogo escolar ao lidar com os relatórios de avaliações psicológicas. É imprescindível que o psicólogo siga as diretrizes estabelecidas pelo Código de Ética dos Psicólogos, que enfatiza a importância da confidencialidade e do sigilo profissional.
Alternativa D - Ao optar por não entregar os relatórios à direção da escola e comunicar apenas informações relevantes aos pais, o psicólogo está respeitando o caráter sigiloso dos documentos e preservando a privacidade dos alunos. O Código de Ética orienta que os relatórios de avaliação psicológica são documentos sigilosos, cujo conteúdo só deve ser compartilhado com terceiros mediante consentimento do cliente ou responsável legal, e sempre com os devidos cuidados para proteger a privacidade.
Analisando as alternativas incorretas:
Alternativa A - Sugerir que os relatórios sejam entregues à direção da escola e que os diagnósticos sejam informados aos pais compromete a confidencialidade. Embora os pais tenham o direito de saber sobre o desenvolvimento dos filhos, a entrega dos relatórios à escola sem uma justificativa de necessidade e sem o consentimento dos pais não é uma prática ética.
Alternativa B - Entregar os relatórios à direção da escola e solicitar que sejam guardados em local seguro ainda não é uma prática ideal, pois a direção não precisa ter acesso a todos os detalhes dos relatórios. Informar apenas as recomendações aos pais sem os diagnósticos também pode não ser suficiente para uma compreensão completa do caso.
Alternativa C - Embora esta alternativa reconheça a importância dos pais como responsáveis legais, não aborda adequadamente o sigilo dos documentos ao sugerir que os relatórios sejam entregues apenas aos pais. Além disso, a comunicação de diagnósticos deve ser feita de forma sensível e contextualizada, o que não é explicitamente mencionado aqui.
Em resumo, a alternativa D está correta porque alinha-se com as normas de ética profissional, priorizando o sigilo e a privacidade das informações psicológicas, e comunicando aos pais apenas o necessário para o processo educativo, resguardando assim os direitos dos alunos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ao meu entendimento, essa questão está mal formulada. Pois, além de prestar as informações relevantes para o processo educativo de seus filhos, cabe ao Psicólogo em entrevista devolutiva, fazer as orientações sobre as possíveis intervenções, fazer encaminhamentos (se necessário), entre outros...
Documentos resultantes da aplicação de instrumentos de avaliação psicológica deverão ser arquivados em pasta de acesso exclusivo do psicólogo. (Redação dada pela Resolução CFP nº 5/2010).
Embora a escola tenha sido a contratante, os pais/responsáveis pela criança não possuem direito a um documento por escrito, tendo em vista que foi realizada avaliação psicológica?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo