A pressão pela capacidade imediata de resposta dos trabalha...
(Referência: ANTUNES, Ricardo. A sociedade dos adoecimentos no trabalho. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 123, p. 407-427, jul./set. 2015.)
Partindo da reflexão de Ricardo Antunes, sobre as novas formas de relação de trabalho, é CORRETO afirmar:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Enquanto parte significativa da classe trabalhadora é penalizada com a falta de trabalho, outros sofrem com seu excesso. Além da precarização das condições de trabalho, da informalização, do emprego, do recuo da ação sindical, crescem os problemas de saúde, tanto físicos quanto psíquicos, relacionados ao trabalho. Correta
B) As relações de trabalho não interferem na condição física e psíquica do trabalhador, já que a saúde é uma questão individual de cada sujeito e deve ser tratada pela política de saúde, desconsiderando as implicações sociais no processo saúde-doença. (contradiz o enunciado)
C) O tempo morto nos processos de trabalho é aquele destinado ao horário de almoço e descanso remunerado. (Se é no processo de trabalho não pode ser no descanso remunerado)
D) A flexibilização do trabalho e a reforma trabalhista enquanto modernização das relações de trabalho, objetivam-se em diminuir consideravelmente a precarização do trabalho e o adoecimento do trabalhador, tornando o trabalho mais humano e satisfatório ao trabalhador, pois lhe dá mais autonomia e garante com mais efetividade e agilidade os direitos trabalhistas. (contradiz o enunciado)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo