(...) “a instrumentalidade é uma propriedade e/ ou capacida...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2003406 Serviço Social
(...) “a instrumentalidade é uma propriedade e/ ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano”.
(Referência: GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social. In: Serviço Social e Sociedade. Cortez editora. Ano XXI, n. 62, mar. 2000.)
Sobre as três dimensões: Teórico-Metodológica, Ético-Política e Técnico-Operativa do Serviço Social, julgue as afirmativas como V para VERDADEIRA ou F para FALSA e assinale a alternativa com a sequência CORRETA, da primeira à última:
( ) A dimensão teórico-metodológica é a capacidade de apreensão do método e das teorias e sua relação com a prática na ação profissional.
( ) A dimensão técnico-operativa é a mais importante, pois é ela que desenvolve a prática do assistente social, o seu fazer profissional, sem a necessidade de mediação com as dimensões teórico-metodológica e ético-política.
( ) As dimensões teórico-metodológica e técnicooperativa não se complementam, pois na prática a teoria não se aplica.
( ) A dimensão ético-política direciona o posicionamento político do assistente social em defesa dos direitos dos usuários.
( ) A competência teórico-metodológica, técnicooperativa e ético-política são requisitos fundamentais que permite ao profissional colocar-se diante das situações com as quais se defronta, vislumbrando com clareza os projetos societários, seus vínculos de classe, e seu próprio processo de trabalho.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

COMPETÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL SEGUNDO GUERRA



  • Competência ético-política – o Assistente Social não é um profissional “neutro”. Sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista – relações essas que são contraditórias. Assim, é fundamental que o profissional tenha um posicionamento político frente às questões que aparecem na realidade social, para que possa ter clareza de qual é a direção social da sua prática. Isso implica em assumir valores ético-morais que sustentam a sua prática – valores esses que estão expressos no Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais (Resolução CFAS nº 273/93)5 , e que assumem claramente uma postura profissional de articular sua intervenção aos interesses dos setores majoritários da sociedade;
  • Competência teórico-metodológica – o profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais;
  • Competência técnico-operativa – o profissional deve conhecer, se apropriar, e sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes (Estado, empresas, Organizações Não-governamentais, fundações, autarquias etc.), garantindo assim uma inserção qualificada no mercado de trabalho, que responda às demandas colocadas tanto pelos empregadores, quanto pelos objetivos estabelecidos pelos profissionais e pela dinâmica da realidade social.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo