Considerando os conceitos de IDS (intrusion detection syste...
IDS podem ser definidos como um tipo de ferramenta de software ou appliance capaz de detectar eventos com base em assinatura e em características que os tornam suspeitos na rede sob análise.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO!!
Na rede sob análise? NIDS!
[1] dispositivo passivo que monitora a rede, detecta e alerta quando observa tráfegos potencialmente mal-intencionados, mas não os bloqueia.
[2] O IDS pode ser usado para detectar uma série de tipos de ataques:
· mapeamento de rede
· varreduras de porta
· ataques de negação de serviço
· ataques de inundação de largura de banda
· worms e vírus
· ataques de vulnerabilidade de sistemas operações e de aplicações.
[3] Para isso, ele precisa fazer uma inspeção profunda do pacote e também comparar cada pacote que passa com milhares de assinaturas.
[4] cada que pacote que trafega na rede é analisado e comparado com as assinaturas no banco de dados. Se um pacote corresponder a uma assinatura do banco de dados, gera-se apenas um alerta e/ou um log (registro de evento)
[1] [2] [3] [4] Estratégia
HIDS (Host IDS): Atua em um PC específico.
NIDS (Network IDS) Atua na própria rede.
(CESPE 2018) Um IDS (Intrusion Detection System) pode ser usado para detectar varreduras de porta e de pilha TCP, além de ataques de DoS, de inundação de largura de banda, de worms e de vírus. Certo
(CESPE 2024) O IDS (Intrusion Detection System) é disponibilizado sob a forma de um software instalado em um endpoint, de um hardware dedicado conectado à rede ou mesmo como uma solução de serviço em nuvem; independentemente da forma de disponibilização, o sistema vai usar, pelo menos, um dos principais métodos de detecção a ameaças: detecção baseada em assinatura ou baseada em anomalias. Certo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo