Ao iniciar a fase de alfabetização de uma criança com fissur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024615 Fonoaudiologia
Ao iniciar a fase de alfabetização de uma criança com fissura labiopalatina já operada, podem ocorrer dificuldades como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o tema da questão, que é a alfabetização de uma criança com fissura labiopalatina já operada. Esse tema é importante na Fonoaudiologia Educacional porque aborda como as condições físicas da criança podem impactar no seu aprendizado, especialmente na linguagem e comunicação.

Primeiro, vamos entender o que é uma fissura labiopalatina: é uma abertura no lábio ou no céu da boca (palato) que ocorre quando as estruturas faciais do bebê não se fecham completamente durante o desenvolvimento. Mesmo após a cirurgia corretiva, algumas crianças podem apresentar desafios específicos na fala e audição, que podem influenciar seu processo de alfabetização.

A alternativa correta para a questão é a Alternativa C: Inteligibilidade de fala por hipernasalidade, levando à dificuldade de linguagem.

Agora, vamos entender por que esta alternativa é a correta. Crianças com fissura labiopalatina, mesmo após cirurgia, podem apresentar hipernasalidade, que é um excesso de ressonância nasal na fala. Isso ocorre porque ainda pode haver dificuldade no fechamento do palato mole durante a fala, causando sons nasais. Esta condição pode afetar a inteligibilidade da fala, ou seja, o quanto os outros conseguem entender o que a criança está dizendo. Isso impacta diretamente na linguagem e, por sua vez, na alfabetização, já que a criança pode ter dificuldades em associar sons a letras e palavras.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Atraso motor, acarretando dificuldades na escrita. - Apesar de crianças com fissura labiopalatina poderem ter outros desafios, o atraso motor especificamente relacionado à escrita não é uma consequência direta da fissura em si. A questão foca mais nas dificuldades de fala e linguagem.

Alternativa B: Alteração em atenção decorrente de falha em visualização. - A fissura labiopalatina está mais relacionada com questões auditivas e de fala do que visuais. Não há uma relação direta entre a fissura e dificuldades de atenção por falhas na visão, no contexto de alfabetização.

Alternativa D: Transtorno de hiperatividade devido a déficit auditivo. - Embora crianças com fissura labiopalatina possam ter algumas dificuldades auditivas, isso não resulta diretamente em transtornos de hiperatividade. O foco da questão está mais na inteligibilidade da fala e não em aspectos comportamentais como a hiperatividade.

Compreender essas nuances ajuda a identificar corretamente os desafios enfrentados pelas crianças com fissura labiopalatina no contexto educacional, permitindo intervenções mais eficazes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo