Os sintomas apresentados nesse caso estão relacionados com ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1370739 Enfermagem
    Um homem de 45 anos de idade encontra-se internado na enfermaria de uma clínica médica para investigação diagnóstica por problemas respiratórios há 30 dias. O paciente refere que há cerca de três meses iniciou quadro de dispneia intensa, dor torácica à direita, ventilatório-dependente, febre diária e tosse produtiva com secreção amarelada. Refere também perda ponderal de 4 kg nos últimos dois meses. Nega hemoptise, náuseas, vômitos ou cefaleia. É ex-tabagista, 27 maços por ano, interrompido há 8 meses, ex-etilista. Após investigações diagnósticas foi confirmado tumor do mediastino. Atualmente está em uso de cateter nasal de oxigênio, referindo dispneia apenas aos esforços, disfagia e dor perimamilar em hemitórax direito. No exame físico encontra-se em regular estado geral, emagrecido, hipocorado, acianótico, lúcido e orientado. Presença de hipocratismo digital. Apresenta linfonodo axilar à direita de cerca de 1 cm de diâmetro, levemente endurecido, móvel e indolor. Presença de massa perimamilar à direita, com cerca de 5 cm de diâmetro, fibroelástica, dolorosa à palpação. A ausculta pulmonar revelou murmúrios vesiculares rudes com presença de sibilos inspiratórios e creptações expiratórias difusas em hemitórax esquerdo e direito. Peso de 52 kg e altura de 1,73 m. Relata dificuldades para dormir há dois dias após a confirmação do diagnóstico, associada à preocupação com os filhos e seu estado de saúde. Diz ter medo de morrer.

Com base nesse quadro clínico, julgue o item.
Os sintomas apresentados nesse caso estão relacionados com a possível presença de um tumor mediastinal e decorrem da pressão da massa contra os órgãos intratorácicos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

O item está correto porque os sintomas relatados pelo paciente são compatíveis com a presença de um tumor mediastinal. O mediastino é a região no centro do tórax, situada entre os pulmões, onde estão localizados órgãos importantes como o coração, traqueia, esôfago e grandes vasos sanguíneos. Quando há um tumor nessa área, ele pode exercer pressão sobre esses órgãos, levando a dificuldades respiratórias, dor torácica, disfagia (dificuldade para engolir), e até alterações no padrão sonoro auscultatório dos pulmões.

No caso citado, o paciente apresenta dispneia intensa, dor torácica ventilatório-dependente, tosse produtiva e disfagia, que estão relacionados ao efeito compressivo do tumor no mediastino. Além disso, as alterações auscultatórias como sibilos inspiratórios e creptações expiratórias são indicativos de que o tumor pode estar afetando a função pulmonar.

O histórico de perda ponderal significativa e o hipocratismo digital também são sinais comuns em doenças pulmonares crônicas e neoplasias, reforçando ainda mais a suspeita de um processo oncológico.

O diagnóstico de tumor mediastinal é importante de ser considerado em pacientes com este conjunto de sintomas, e a questão desafia o candidato a fazer essa associação com base no quadro clínico apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. Os sintomas apresentados pelo paciente, como dispneia intensa, dor torácica ventilatório-dependente, febre diária, tosse produtiva com secreção amarelada e perda ponderal, são consistentes com a presença de um tumor mediastinal. O mediastino é uma região no tórax onde estão localizados vários órgãos vitais, incluindo o coração, esôfago, traqueia e vários vasos sanguíneos. Quando um tumor se desenvolve nessa região, ele pode exercer pressão sobre esses órgãos, levando aos sintomas observados. Além disso, o achado de um linfonodo axilar endurecido e a presença de massa perimamilar também podem ser sugestivos de um processo neoplásico. Portanto, a afirmação de que os sintomas apresentados estão relacionados com a possível presença de um tumor mediastinal e decorrem da pressão da massa contra os órgãos intratorácicos é correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo