Os ruídos adventícios auscultados e identificados como sibil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1370740 Enfermagem
    Um homem de 45 anos de idade encontra-se internado na enfermaria de uma clínica médica para investigação diagnóstica por problemas respiratórios há 30 dias. O paciente refere que há cerca de três meses iniciou quadro de dispneia intensa, dor torácica à direita, ventilatório-dependente, febre diária e tosse produtiva com secreção amarelada. Refere também perda ponderal de 4 kg nos últimos dois meses. Nega hemoptise, náuseas, vômitos ou cefaleia. É ex-tabagista, 27 maços por ano, interrompido há 8 meses, ex-etilista. Após investigações diagnósticas foi confirmado tumor do mediastino. Atualmente está em uso de cateter nasal de oxigênio, referindo dispneia apenas aos esforços, disfagia e dor perimamilar em hemitórax direito. No exame físico encontra-se em regular estado geral, emagrecido, hipocorado, acianótico, lúcido e orientado. Presença de hipocratismo digital. Apresenta linfonodo axilar à direita de cerca de 1 cm de diâmetro, levemente endurecido, móvel e indolor. Presença de massa perimamilar à direita, com cerca de 5 cm de diâmetro, fibroelástica, dolorosa à palpação. A ausculta pulmonar revelou murmúrios vesiculares rudes com presença de sibilos inspiratórios e creptações expiratórias difusas em hemitórax esquerdo e direito. Peso de 52 kg e altura de 1,73 m. Relata dificuldades para dormir há dois dias após a confirmação do diagnóstico, associada à preocupação com os filhos e seu estado de saúde. Diz ter medo de morrer.

Com base nesse quadro clínico, julgue o item.
Os ruídos adventícios auscultados e identificados como sibilos são sons de baixa frequência que ocorrem em consequência da passagem do ar por vias aéreas estreitas repletas de líquidos ou secreções.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é Errado (E).

Vamos entender melhor o contexto da questão:

O quadro clínico apresentado descreve um paciente com um tumor no mediastino, apresentando sintomas respiratórios como dispneia, dor torácica, tosse produtiva e secreção amarelada. Durante o exame físico, a ausculta pulmonar revelou a presença de ruídos adventícios, especificamente sibilos e creptações.

Na análise da questão, o foco está nas características dos sibilos. Os sibilos são sons de alta frequência que ocorrem devido ao estreitamento das vias aéreas, geralmente presentes em condições como asma ou bronquite. A descrição como "sons de baixa frequência" está incorreta.

Os sibilos são geralmente causados pela passagem do ar por vias aéreas estreitas, mas a formação desses sons não é resultado direto do acúmulo de líquidos ou secreções. Sons adventícios devido a líquidos nas vias aéreas, como em casos de edema pulmonar, são mais comuns nos roncos ou crepitantes.

Assim, a afirmação de que os sibilos são sons de "baixa frequência" e que ocorrem "em consequência da passagem do ar por vias aéreas estreitas repletas de líquidos ou secreções" está incorreta. Por isso, a alternativa é Errado (E).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado.

Os roncos são sons de baixa frequência que ocorrem em consequência da passagem do ar por vias aéreas estreitas repletas de líquidos ou secreções.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo