Os cuidados paliativos representam uma conduta de atendiment...
O paciente que tem uma doença grave e corre o risco de morrer, assim como seus familiares, passa pelos cinco estágios do morrer descritos por Kübler-Ross, organizados de forma linear, da negação à aceitação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
O item questiona a linearidade dos cinco estágios do luto descritos pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Esses estágios são frequentemente citados na literatura sobre cuidados paliativos e lidam com a maneira como as pessoas enfrentam a morte e o luto.
É fundamental entender que, apesar de serem apresentados de forma sequencial, esses estágios não ocorrem necessariamente de forma linear. Na prática, as pessoas podem passar por esses estágios em ordens variadas ou até mesmo pular alguns deles, voltando a estágios anteriores. Portanto, a descrição de um processo estritamente linear é uma simplificação inadequada do modelo de Kübler-Ross.
Outro ponto importante é que a vivência do luto é altamente individualizada. Cada paciente e seus familiares podem experimentar esses sentimentos de maneira única, influenciada por fatores pessoais, culturais, espirituais e sociais. Por isso, é incorreto afirmar que todos passarão por esses estágios de forma linear.
Portanto, a afirmação da questão está errada por implicar que os estágios do luto são seguidos de forma linear por todos os pacientes e suas famílias, o que não reflete a realidade clínica observada nos cuidados paliativos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mais tarde em sua vida, Kübler-Ross notou que os estágios não são uma progressão linear e previsível e que ela se arrependeu de escrevê-los de uma forma que foi mal interpretada. "Kübler-Ross originalmente viu esses estágios como um reflexo de como as pessoas lidam com a doença e a morte", observou o pesquisador do luto Kenneth J. Doka, "não como reflexos de como as pessoas sofrem". Cinco estágios de luto - https://pt.qaz.wiki/wiki/Five_Stages_of_Grief
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo