O conceito de dispositivos FACTS – Flexible Alternating Curr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902276 Engenharia Elétrica

O conceito de dispositivos FACTS – Flexible Alternating Current Transmission System – foi cunhado no início da década de 1990 e busca categorizar as diversas soluções para melhoria do desempenho de sistemas de transmissão CA que empregam elementos da eletrônica de potência.

A respeito desse conceito e dos dispositivos nele contidos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O SVC é composto por um conversor fonte de tensão conectado em derivação (shunt), alimentado por um capacitor, cuja tensão de saída é controlada de forma que uma corrente reativa, necessária para regulação da tensão local, flua para a rede CA.

( ) O SSSC é um conversor fonte de tensão conectado em série com uma linha de transmissão. Esse dispositivo injeta uma tensão controlada em série que age como uma reatância variável, controlando o fluxo de potência e o nível de compensação da linha.

( ) Os dispositivos FACTS permitem um aumento da capacidade de transferência de potência em redes de transmissão, ao custo de uma menor margem de estabilidade do sistema elétrico.

( ) No sistema elétrico brasileiro não são empregados dispositivos FACTS em razão do custo desses equipamentos e da característica do SIN de emprego de longos corredores de transmissão para escoar geração distante das cargas.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(F) O SVC é composto por um conversor fonte de tensão conectado em derivação (shunt), alimentado por um capacitor, cuja tensão de saída é controlada de forma que uma corrente reativa, necessária para regulação da tensão local, flua para a rede CA.

Falso. O SVC (Static Var Compensator) não é composto por um conversor de fonte de tensão. Em vez disso, o SVC utiliza reatores controlados por tiristores (TCR) e capacitores chaveados por tiristores (TSC) para controlar a potência reativa e regular a tensão na rede.A descrição fornecida é mais adequada para o STATCOM, que é um conversor de fonte de tensão conectado em derivação.

(V) O SSSC é um conversor fonte de tensão conectado em série com uma linha de transmissão. Esse dispositivo injeta uma tensão controlada em série que age como uma reatância variável, controlando o fluxo de potência e o nível de compensação da linha.

Verdadeiro, O SSSC é um dispositivo FACTS que utiliza um conversor de fonte de tensão conectado em série com uma linha de transmissão. Ele injeta uma tensão controlada em série que atua como uma reatância variável, controlando o fluxo de potência na linha. A tensão injetada pelo SSSC é controlada para modificar a impedância aparente da linha, permitindo o controle do fluxo de potência ativa e reativa. Suas aplicações incluem o controle de fluxo de potência, o aumento da capacidade de transmissão e a melhoria da estabilidade do sistema

(F) Os dispositivos FACTS permitem um aumento da capacidade de transferência de potência em redes de transmissão, ao custo de uma menor margem de estabilidade do sistema elétrico.

Falso, Os dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission Systems) são utilizados para aumentar a capacidade de transferência de potência em redes de transmissão e melhorar a estabilidade do sistema elétrico. Eles permitem um controle mais flexível e dinâmico sobre o fluxo de potência e a tensão, o que pode reduzir os riscos de instabilidade e aumentar a eficiência do sistema. Em vez de reduzir a margem de estabilidade, os dispositivos FACTS podem aumentar essa margem ao fornecer melhor amortecimento das oscilações e regulação de tensão​

(F) No sistema elétrico brasileiro não são empregados dispositivos FACTS em razão do custo desses equipamentos e da característica do SIN de emprego de longos corredores de transmissão para escoar geração distante das cargas.

Falso, No sistema elétrico brasileiro, dispositivos FACTS são de fato utilizados. O Brasil utiliza dispositivos como SVCs e STATCOMs em várias partes da rede para melhorar a estabilidade e o controle de tensão. Embora o custo seja um fator importante, os benefícios proporcionados por esses dispositivos em termos de estabilidade e eficiência do sistema justificam seu uso. A característica do Sistema Interligado Nacional (SIN) de empregar longos corredores de transmissão torna ainda mais relevante o uso de dispositivos FACTS para garantir a estabilidade e a eficiência do escoamento da geração distante das cargas.

HVDC-VSC: IGBT

HVDC-CSC: TIRISTORES

Thyristor: Utilizado em SVC, TCSC, TSSC.

Capacitor: Utilizado em SVC, STATCOM, TCSC, TSSC, SSSC, UPFC, IPFC.

Indutor: Utilizado em SVC, UPFC, IPFC.

Conversor de Fonte de Tensão (IGBTs): Utilizado em STATCOM, SSSC, UPFC, IPFC.

Transformador: Utilizado em UPFC, IPFC.

Série: TCSC, TSSC, SSSC

Paralelo (Shunt): SVC, STATCOM

Híbrido: UPFC, IPFC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo